segunda-feira, 5 de julho de 2010

Kennel Clube reconhece três novas raças caninas

O Pastor Islandês é o único cão nativo da Islândia

Os amantes de cães e criadores de todo o mundo tem um motivo a mais para comemorar. A família animal acaba de ganhar novos membros registrados. Isso porque a partir de agora, mais três raças caninas se juntaram à lista oficial de puros sangue do American Kennel Club (AKC). Tratam-se de cães atléticos, grandes e fortes que, na realidade, já existiam há muito tempo, mas só agora foram reconhecidos.

Segundo o site TODAYshow.com, o Pastor Islandês é um deles. O cachorro é o único cão nativo da Islândia, e tem origem da família que inclui o Chow Chow, Spitz e Esquimó Americano. O animal também foi usado como pastor de ovelhas, cavalos e gados no passado, e chegou à ilha com os Vikings, que se instalaram no país há mais de mil anos. A raça, que é considerada uma das mais antigas do mundo, só agora está recebendo o reconhecimento formal do AKC.

Estima-se que a raça Leonberger exista desde 1800 - Reprodução/ TODAYshow.comEstima-se que a raça Leonberger exista desde 1800
Crédito: Reprodução/ TODAYshow.com

Já o grande e fofo Leonberger mal foi reconhecido e já virou notícia após um famoso criador da raça receber uma homenagem fúnebre dos animais. O cachorro ganhou esse nome a partir da cidade de Leonberg, Alemanha, de onde se originou, em 1800. Apesar de seu porte, o Leonberger se dá muito bem com crianças. Originalmente, esse cachorro foi pensando para ser um cruzamento entre o São Bernardo e o Terranova.

O Cane Corso é o cão amais raro das novas raças, e quase chegou a ser extinto - Reprodução/ TODAYshow.comO Cane Corso é o cão amais raro das novas raças, e quase chegou a ser extinto
Crédito: Reprodução/ TODAYshow.com

Para finalizar, o terceiro cão reconhecido é também um dos mais raros do mundo. Trata-se do musculoso Cane Corso, que quase chegou a ser extinto, mas foi trazido de volta na década de 1980 por um pequeno grupo de criadores. Membros da família de mastiffes, os Cane Corsos foram muito valorizados em sua terra natal, a Itália, para a caça de presas como javali e lutando ao lado de soldados em batalhas antigas. Além disso, esses cães são considerados fáceis de treinar e muito inteligentes.

E para quem estava curioso para saber quais são os critérios para um cachorro ser reconhecido, não basta ser apenas uma raça distinta para ganhar um lugar na lista do AKC. Segundo a porta-voz da entidade, Christina Duffney, não há nenhuma regra severa e rápida sobre quanto tempo leva esse reconhecimento. “Não há um número definido de anos. Você nunca sabe quanto tempo pode levar”, completou. Christina falou ainda que, agora que essas raças foram registradas, elas estão autorizadas a competir em shows e participar de qualquer atividade oficial do AKC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário