quinta-feira, 6 de maio de 2010

Coquetel químico pode revolucionar os transplantes de orgãos


Orgãos para transplantes tem uma vida útil extremamente curta uma vez tirados do doador. Essa é uma das maiores dificuldades para a realização dos transplantes. Em lugares isolados a chance de se conseguir um orgão é pequena e um orgão que apareça em outra cidade muitas vezes está simplesmente longe demais para que seja possível transportá-lo até o recebedor.

Um produto químico chamado Somah pode mudar isto. Somah na verdade é um coquetel de 21 compostos diferentes, que é capaz de diminuir a deterioração das células do orgão quando imerso nele. O produto está sendo desenvolvido dentro da universidade de Harvard, em uma startup chamada Hibergenica.

Foi possível até agora conservar orgãos em estado de suspensão por até 10 dias no Somah e conseguiram fazer com que um coração de porco voltasse a bater depois de 24 horas da remoção. Para comparação: Nossos sistemas de preservamento atuais não preservam um coração por mais que quatro horas!

A próxima etapa é implantar os corações “ressucitados” em outros porcos para determinar as taxas de sobrevivência da técnica. Só então serão possíveis testes em humanos para aí conseguirem a aprovação do governo. É um longo caminho a frente, mas um que definitivamente vale a pena ser percorrido.

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário