terça-feira, 27 de abril de 2010

Ossos na alimentação dos cães são prejudiciais


Um costume recorrente entre os donos de cães é jogar gravetos ou ossos para que o animal fique entretido. A inocente brincadeira, no entanto, pode ser extremamente perigosa e prejudicial ao bem-estar dos pets, como revelou a Food and Drugs Administration (FDA), órgão governamental que controla a qualidade de alimentos e medicamentos, nos Estados Unidos.

De acordo com informações da agência Associated Press nem os ossos maiores deveriam ser inclusos na alimentação dos cães. “Algumas pessoas pensam que é seguro dar grandes ossos, como aqueles de porco ou de galinha, mas eles não são seguros, não importa o tamanho”, disse Carmela Stamper, veterinária do Centro de Medicina Veterinária da FDA.

Dentre as dez razões enumeradas pelo órgão, destaca-se o perigo do cão quebrar ou perder os dentes com o osso. Feridas e cortes na boca e gengiva também são riscos muito comuns. Nos casos mais graves, pedaços do osso podem ficar presos na garganta ou estômago do bichinho, exigindo que uma cirurgia seja feita para a retirada.

A FDA explicou ainda que na pior das hipóteses, dar ossos aos pets pode ser mortal. Isso porque ele pode desenvolver uma infecção abdominal ou intestinal, chamada peritonite.

Fonte: http://petmag.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário