quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Desenvolvimento do Cão


Estágio Neonatal (do nascimento aos 15 dias de idade)

Come, dorme, movimento limitado – se arrasta, incapacidade de ver e ouvir, defeca e urina apenas após estímulo (lambedura) materna, regulação fraca da temperatura (ficam juntos). Quanto mais se manipula o animal nessa idade, mais rápido e melhor é o desenvolvimento dele (físico e comportamental). Desde o nascimento, o neonato já é capaz de sentir dor lenta e prolongada por uma pressão com os dedos, porém não tem a capacidade de retirada e fuga da dor, não manifesta.

Período de Transição (dos 15 aos 19 dias de idade)

Desenvolve a capacidade de fugir ao estímulo doloroso. Começa a sustentar o próprio corpo, abre os olhos e os condutos auditivos. Localiza os sons a partir dos 18 dias. Começa a caminhar tanto para frente quanto para trás. Controle voluntário da evacuação, mas mãe continua limpando as excreções. Desenvolvimento completo da sensibilidade dolorosa no fim da 3ª semana de idade.

Período de Socialização (dos 20 dias a +/- 12ª semana de idade)

Início do comportamento investigativo, interesse por objetos novos e tudo o que se movimenta. Primeiros sinais de comportamento de matilha. Aumento acentuado da interação com companheiros da ninhada, mãe e ambiente. Começa a criar hábitos. Período de extrema sensibilidade ao estresse psicológico, possibilidade de adquirir traumas; assim, tudo o que ocorrer nessa fase marcará o comportamento do animal por toda a sua vida adulta.

Desenvolvimento completo da visão aos 25 dias, sendo que já conseguem se orientar visual e auditivamente. Capacidade de sentar e ficar em pé regularmente aos 28 dias. Erupção dos dentes de leite e início da ingestão de alimentos sólidos. Início do desmame entre a 4ª e a 6ª semana, nesse período a mãe pode regurgitar comida para estimular a alimentação sólida dos filhotes. Passam a dormir sozinhos após a 6ª semana. Função visual e cerebral igual ao do adulto a partir da 8ª semana, quando também começam a surgir atitudes que demonstram o sentimento de medo. Aprendem o local onde devem fazer as “necessidades”, estimulados pelos odores das fezes e urina, entre a 8ª e 9ª semanas, evitando a sujar o local onde dormem. Aos 60 dias, já se alimentam só de sólidos.

Período Juvenil (das 12ª semana até a maturidade sexual)

Substituição gradual dos dentes decíduos (de leite) pelos permanentes no período entre a 14ª e a 30ª semana de idade. Diminuição da sociabilidade e aumento da exploração ambiental e de objetos. Período ótimo de aprendizado dos 3 aos 4 meses de idade. Depois, capacidade diminui, pois aprendizados anteriores interferem nos novos. A partir dos 4 aos 6 meses de idade, machos já mostram interesse por fêmeas no cio (estro). Início da puberdade aos 6 meses na fêmea e aos 7 meses no macho. Maturidade social aos 18 meses e total aos 2 anos.

Estágio Adulto (a partir da maturidade sexual)

Nessa fase o animal encontra-se desenvolvido para poder reproduzir. Mais sobre o ciclo reprodutivo de cadelas e gatas visite a página “Cio, Gestação, Parto & Cia.”

Estágio Senil, Geriátrico

A grosso modo, cães de porte maior envelhecem mais rapidamente que os menores, de tal forma que podemos considerar que o animal é idoso conforme descrito abaixo:

* Cães de porte pequeno: a partir de 10 anos de idade;
* Cães de porte médio: a partir de 9 anos de idade;
* Cães de porte grande: a partir de 8 anos de idade;
* Cães de porte gigante: a partir de 7 anos de idade;

Para saber melhor as alterações que ocorrem nessa fase acesse a página “O que ocorre quando seu pet fica idoso?”

Referências Bibliográficas:

1. BEAVER, BV. “Comportamento Canino – Um Guia para Veterinários”, 1ª edição, Roca. São Paulo, 2001.
2. LANDSBERG, G., et al. “Problemas Comportamentais do Cão e do Gato”, Capítulo 2 – Desenvolvimento de cães e gatos. 2ª edição, Roca. São Paulo, 2004.
3. HOSKINS, J.D. “Geriatria e Gerontologia do Cão e do Gato”, 2ª edição, Roca. São Paulo, 2008.

“Copyright © Dra. Camila Sanches e ‘Veterinária – Uma Vida a Ser Registrada’, 2009. Todos os direitos reservados.”

Um comentário: