terça-feira, 20 de abril de 2010

Comida industrializada para pets é completa, dizem especialistas


Quando o assunto é o bem-estar dos adorados animais de estimação, seus donos não pensam duas vezes na hora de dar o melhor, certo? E a alimentação, sem dúvida, é um tópico importantíssimo nesse quesito. Não é à toa que o tema é tão controverso e motivo para discussões entre defensores da nutrição caseira e da nutrição convencional (ou industrializada). Sem contar aqueles que preferem tornar seus pets vegetarianos ou até vegans!

Recentemente, um acupunturista belga especializado em pets causou debate ao declarar à agência France Press que alimentos industrializados, como ele denomina as rações, são prejudiciais à saúde de cães e gatos, sendo, inclusive, responsáveis pela obesidade dos bichos. A informação, no entanto, contradiz os recentes estudos que mostram justamente o contrário, como explica a dra. Fernanda Fragata, diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira. “O que determina a obesidade, com relação à alimentação é um gasto calórico inferior ao consumido, ou seja, o animal ingere mais calorias do que gasta. Isto pode acontecer com qualquer tipo de alimentação, caseira ou industrializada”.

A médica explica que atualmente existem cerca de 150 fabricantes de ração, logo, uma das principais vantagens do produto é a união de praticidade com a nutrição, contanto que ela seja de alta qualidade. “O proprietário de um animal deve escolher uma ração de boa procedência. Nesse sentido, um veterinário saberá indicar de forma correta a melhor opção, levando em consideração espécie, raça, idade, doenças pré-existentes e custo/benefício”.
Qualidade e nutrição

Nesse sentido, vale lembrar que atualmente existem diversos tipos de rações, inclusive opções que previnem doenças, as dietéticas, as específicas para cada raça, além daquelas de alto padrão nutricional, como as premium e super premium. Luciana Domingues, consultora técnica da Royal Canin, explica que diante das exigências nutricionais de cães e gatos, os alimentos secos industriais acabam sendo uma alternativa segura para a manutenção da saúde deles. “São necessários quase 50 nutrientes diários para suprir as necessidades de cães e gatos, e somente uma alimentação balanceada e preparada por pessoas com conhecimento técnico em nutrição podem fazer isso de forma correta”.

Ela explica ainda como funciona a fabricação dos produtos da empresa. “O processo de fabricação dos alimentos secos para cães e gatos é chamado de extrusão. Ele ocorre em temperaturas altas o suficiente para promover o cozimento adequado de todos os ingredientes e funciona de forma semelhante a uma panela de pressão”.

Outro ponto importante no processo é que, após o cozimento, são acrescentadas vitaminas ao alimento para garantir a presença de todos os nutrientes necessários para a saúde do animal. Além desses cuidados, os principais fabricantes do mercado também contam com o apoio de pesquisas e estudos aprofundados sobre nutrição para a elaboração de seus produtos, como explica a Mars Brasil, fabricante das marcas Pedigree e Whiskas.

“A Mars possui um padrão próprio e mundial de qualidade que engloba todo o processo produtivo, desde o fornecedor de matérias primas até o produto final. Importantes contaminantes de alimentos, entre eles, aflatoxinas e salmonela também são rigidamente controlados”. Nesse sentido, a dra Fernanda chama a atenção para outro detalhe importante; a certificação do Ministério da Agricultura. Segundo ela, os alimentos que passam pelo controle do órgão governamental são seguros para consumo e contêm todos os nutrientes que aparecem no rótulo.

Mas para quem ainda prefira optar pela alimentação caseira é bom não misturar a ração com carne ou legumes para evitar o excesso de calorias, além de ficar atento à higienização dos ingredientes, como explica a médica. “Temos que nos preocupar principalmente com doenças transmitidas pela carne crua e por vegetais mal higienizados”. Isso porque esses alimentos são os principais responsáveis por doenças como salmonela e toxoplasmose.

Fonte: http://petmag.uol.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário