terça-feira, 9 de março de 2010

Kojiro: O robô da nova geração com movimentos humanos



Toda vez que vejo uma notícia do tipo, fico imaginando que as três leis da robótica não serão nada para conter uma invasão. O pesquisador Yuto Nakanishi, do laboratório de robótica da universidade de Tóquio está desenvolvendo o que pode ser o primeiro robô a imitar com precisão os movimentos humanos.

3 Leis da Robótica, por Isaac Asimov:
• 1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
• 2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
• 3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

Chamado de Kojiro, o robô teve sua construção baseada na estrutura óssea humana, ou seja, tem ossos, tendões e músculos, que permitem uma naturalidade maior nos movimentos.

De acordo com Nakanishi, a idéia é criar robôs mais ágeis e leves para que possam interagir com os humanos (alguém também teve um déjà vu da história Eu, Robô?).

Os testes ainda estão em fase inicial, mas o vídeo abaixo mostra como a coluna do robô se moverá. Será só eu ou mais alguém também fiou com medo deste robô?

Segurem seus kits de sobrevivência, o mundo não vai acabar em 2012 e nem com um ataque zumbi, Asimov que realmente acertou nosso futuro: escravos das máquinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário