sexta-feira, 19 de março de 2010

Governo britânico desiste de seguro obrigatório para cães


Decisão foi tomada depois do protesto de donos responsáveis que achavam o pagamento da taxa um absurdo

Apenas uma semana depois de ter sido lançado, o plano de tornar obrigatório o pagamento de uma taxa para todos os cães na Grã-Bretanha, foi derrubado. Segundo o governo britânico, a ideia era proteger a população de cães agressivos, mas a reclamação feita pelos donos responsáveis era que seria injusto ter que pagar pela irresponsabilidade da minoria que maltrata seus animais, oferecendo riscos à população.

O seguro anual custaria entre 80 e 100 libras a todos os donos de cães, e foi lançado pelos ministros ingleses na semana passada. Chamada de “taxa do cão” a proposta foi muito criticada, fazendo com que na última terça-feira, 16 de março, o secretário do Meio Ambiente, Hilary Benn, voltasse atrás, anunciando que o seguro obrigatório havia sido cancelado.

Em entrevista ao site do jornal Daily Mail, Benn acusou os políticos da oposição de compreenderem mal a proposta do governo. “Sugerir que o governo colocaria uma taxa para todos os donos de cães é simplesmente falso”. O secretário explicou ainda que não pretende penalizar a vasta maioria de donos responsáveis, mas está muito preocupado com a minoria que utiliza seus animais como armas, promovendo ataques, lutas de cães, assaltos, entre outros. “Nós precisamos ter certeza que a população fique protegida e nós estamos levando ao público nossa preocupação, para que todos nos ajudem a encontrar formas de como revisar a lei que está atualmente em vigor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário