quarta-feira, 24 de março de 2010

Cachorros: Fique atento aos sinais de insuficiência renal


A insuficiência renal crônica é uma doença bastante comum em cães e gatos idosos, mas animais jovens também precisam ser avaliados com cuidado sempre que apresentarem algum sintoma, mesmo que discreto. Conhecida por Insuficiência Renal Crônica Juvenil, a doença congênita pode acometer principalmente cães de raças como Lhasa Apso, Shih Tzu, assim como outras, e no caso dos gatos, com maior frequência nos animais da raça Persa.

Inicialmente, pode-se notar que o animal bebe mais água que o habitual e produz maior volume de urina, mas por ser filhote, muitos donos de "primeira viagem" não percebem tal alteração, pois não estão tão familiarizados com animais. Falta de apetite, vômitos, diarreia e perda de peso são sinais importantes também, mas como as principais doenças de filhotes podem causar os mesmos sintomas, o acompanhamento veterinário é muito importante para um diagnóstico e tratamento precoces.

Um histórico detalhado associado ao exame físico, exames laboratoriais e de imagem são primordiais para o diagnóstico. Infelizmente a insuficiência renal crônica, seja ela congênita (filhotes) ou adquirida (animais idosos), não tem cura, mas pode ser controlada com terapia de suporte (medicamentos, soro e dieta especial). Diferente dos doentes humanos que param de produzir urina, os animais a produzem em excesso o que faz com que a terapia de suporte proporcione uma boa qualidade de vida sem a necessidade de seções de hemodiálise tão frequentes, por isso, nestes casos, a hemodiálise só é indicada quando o tratamento convencional não atinge o objetivo de eliminar as substâncias tóxicas em excesso no sangue.

Num futuro próximo esperamos contar com a ajuda das terapias genéticas para poder mudar o percurso desta história. Até lá, devemos ficar atentos à prevenção e ao diagnóstico precoce para proporcionar uma boa qualidade de vida aos nossos companheiros tão fieis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário