terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Caso ocorrer um terremoto...


1. Manter a sua própria segurança e a de sua família.
Durante a ocorrência de um terremoto, o forte tremor dura cerca de 1 minuto. Esconda-se sob uma mesa ou escrivaninha resistente, de forma a proteger a cabeça. Não permaneça embaixo de, por exemplo, lustres.

2. Se a casa tremer, desligue todas as fontes de fogo. Se surgir fogo em algum local, apague-o imediatamente. Um pequeno foco de fogo pode causar um grande incêndio. Mesmo em caso de um pequeno tremor, acostume-se a apagar o fogo.

3. Não saia da casa precipitadamente!
É perigoso sair da casa impensadamente. Verifique bem a situação em volta e aja com calma. Evite acessar apressadamente a saída e as escadas.

4. Em caso de terremoto, abra a porta e, em caso de incêndio, feche-a.
Quando ocorrer um terremoto, abra a porta. Especialmente, no caso dos edifícios de concreto, na hora do tremor, as portas podem se entortar e as pessoas ficarem presas nos apartamentos. Ao contrário, em caso de incêndio, recomenda-se fechar a porta para impedir que a fumaça entre nos aposentos.

5. Nas ruas, proteja-se contra os perigos!
Durante o sismo, muros de concreto, vidros de janelas e outdoors podem cair. Proteja a cabeça e se refugie para dentro de alguma construção segura ou para uma praça da redondeza.

6. Nas lojas de departamentos ou em teatros, siga as instruções dos responsáveis!
Em locais onde se juntam muitas pessoas, há possibilidade de ocorrer situações de pânico. Não aja segundo seu próprio critério e evite se envolver em confusões. Siga as instruções dos responsáveis e aja racionalmente.

7. Estacione o carro encostando-o à esquerda da via!
Aja conforme as informações vindas do rádio do carro. Na hora de estacionar o veículo, encoste-o à esquerda da via. Não dirija nas áreas com restrições.


8. Cuidado, também, com os deslizamentos de terras nas montanhas e barrancos e com o tsunami! Fuja imediatamente das áreas em que há a possibilidade de haver deslizamentos de terra, nas montanhas e barrancos, e tsunami.

9. Refugie-se a pé e reduza ao mínimo os itens a carregar! Se utilizar veículo, poderá provocar congestionamento de trânsito e atrapalhar o trabalho dos bombeiros e as atividades de salvamento. Na hora de se refugiar, faça-o a pé e reduza ao mínimo os itens a carregar.

10. Não seja influnciado por falsos rumores!
Quando ocorrem desastres, as pessoas se tornam suscetíveis a falsos rumores. Esteja atento às informações fornecidas pela mídia, órgãos governamentais, corpo-de-bombeiros e delegacia de polícia.

Caso se encontrar em situações de perigo, por exemplo, de desmoronamento de edifícios devido ao terremoto, ou houver risco de ocorrer "tsunami", refugie-se prontamente para um lugar seguro. Os governos regionais têm escolas e instalações públicas designadas como abrigos temporários em cada zona para abrigar os residentes. Caso esses locais não possam ser utilizados por haver perigo de alastramento do fogo ou de desabamento dos edifícios, dirija-se aos parques designados como locais de refúgio de grande extensão. É necessário que, no dia-a-dia, você verifique a localização e as vias de acesso ao local de refúgio mais próximo.

Depois de um grande terremoto, há o receio de haver tremores secundários. Na hora de se refugiar, evite passar pelas margens de rios e barrancos, onde a terra pode ceder, e das muradas de pedras e de concretos. Passe, na medida do possível, por vias largas.Tenha em mente que as vias de acesso ao local de refúgio podem estar interditadas devido a incêndios ou construções desmoronadas. Assim, é vital que se deixe procurado, não somente uma, mas sim, várias rotas de fuga.

Utilizar carros ou motocicletas para se refugiar pode causar transtornos ao tráfego e atrapalhar outras pessoas e as atividades de resgate. Refugie-se a pé.

É difícil a convivência com estranhos nas escolas e centros comunitários. Há vários fatos inconvenientes, tais como não poder manter a privacidade, mas o importante é que todos se cooperem e façam concessões mutuamente. Em terremotos ocorridos no passado, sabe-se que há locais de refúgio que, durante a longa permanência no local, os próprios usuários administraram a vida em comum, designando encarregados e definindo regras. Ainda, não se deve esquecer a consideração pelos enfermos, idosos, gestantes e crianças.

Se você não quiser viver em abrigos e preferir permanecer dentro do carro ou em tenda de acampamento, deve tomar muito cuidado com a saúde. No passado, houve casos de pessoas que faleceram por estarem vivendo nessa condição. Tome bastante líquido, faça exercícios e durma com roupas confortáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário