terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Microsoft perde patente do Word


tribunal americano de apelações confirmou um veredicto do júri contra a Microsoft por infração de patente de uma pequena empresa de software canadense.

A gigante deverá pagar uma multa de 290 milhões de dólares e não poderá comercializar versões do Word que contem o programa relacionado com a patente.

A decisão pode sinalizar o final de uma longa disputa entre a Microsoft e a i4i, com sede em Toronto.

No dia 12 de agosto, um júri federal dos EUA decidiu um favor da i4i, acusando a Microsoft de desrespeitar uma patente relacionada com o uso de XML nas versões de 2003 e de 2007 do Word.

O júri chegou à conclusão de que a gigante deve pagar 290 milhões de dólares pelos prejuízos causados à i4i e o tribunal aceitou a solicitação da i4i para que a Microsoft seja proibida de vender versões do software que contenham a tecnologia.

A Microsoft não poderá mais comercializar esses produtos a partir do dia 11 de janeiro de 2010.

Entretanto, analistas da indústria acreditam que provavelmente haverá um acordo entre as empresas e a fabricante do Word pagará um royalty à i4i pela patente.

"A i4i está satisfeita com a decisão do tribunal, porque representa uma importante vitória dos direitos autorais dos pequenos inventores", declarou em comunicado a companhia canadense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário