terça-feira, 15 de dezembro de 2009

História Brasil Japão


1803
Em 21 de dezembro, quatro náufragos japoneses da Província de Miyagi, salvos por um navio militar russo, desembarcam na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, durante escala da viagem de volta para Tóquio. Foram os primeiros japoneses a pisar em solo brasileiro.

1889
Em 14 de julho, o navio militar brasileiro Almirante Barroso chega ao Porto de Yokohama; no retorno ao Brasil, leva Wasaburo Otake. Neste ano, cai o Império e é proclamada a República, no Brasil.

1892
Em 5 de outubro o Governo brasileiro promulga a Lei nº 97, que permite a imigração japonesa e chinesa.

1894
A firma Kichisa Imin, especializada em emigração, firma contrato com a Prado & Jordão, do Brasil. É a primeira tentativa de estabelecer japoneses em território brasileiro.

1895
Em 5 de novembro, os Ministros Arasuke Sone e Gabriel de Toledo Piza e Almeida firmam o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Japão -Brasil, em Paris.

1897
Japão e Brasil abrem suas respectivas representações diplomáticas. Em 23 de agosto, o ministro Sutemi Chinda assume a delegação japonesa em Petrópolis e em setembro, Henrique Carlos Ribeiro Barbosa toma posse na Legação brasileira em Tóquio.

1905
Em 19 de abril, Fukashi Sugimura assume o posto de Ministro plenipotenciário do Japão no Brasil. Percorre Minas Gerais e as lavouras de café de São Paulo e escreve um relatório recomendando a emigração japonesa. O documento é decisivo para que se inicie a ida de japoneses ao Brasil.

1906
Ryu Mizuno, presidente da Companhia Imperial de Emigração, faz viagem de pesquisa ao Peru, ao Chile, à Argentina e às fazendas de café do Brasil. A Fujisaki & Co. envia equipe ao Brasil e abre "O Japão", a primeira loja de produtos japoneses em São Paulo.

1907
A Companhia Imperial de Emigração e a Secretaria de Agricultura de São Paulo assinam contrato para o envio de 3 mil imigrantes, ao longo de três anos.

1908
Em 28 de abril, o navio Kasato Maru parte de Kobe levando os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. A bordo estavam 158 famílias num total de 781 pessoas. Em 18 de junho, os imigrantes chegam ao porto de Santos.


1910
Em 28 de junho, chega a Santos o navio Ryojin Maru com 906 imigrantes a bordo. No mesmo ano, o cruzeiro Ikoma faz a primeira visita oficial de navio japonês ao Brasil.

1915
Em 14 de julho, é aberto o Consulado japonês em São Paulo, Sadao Matsumura é o primeiro Cônsul do Japão.

1917
Em abril, a compahia Osaka Shosen inaugura rota ao Brasil via Canal do Panamá; é criada a Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK), para prestação de auxílio aos imigrantes japoneses.

1923
O Cônsul do Brasil em Yokohama morre vítima do terremoto de Kanto. O governo japonês dá às vítimas ajuda financeira para emigrar. No ano seguinte, 110 pessoas vão para o Brasil.

1924
Em 31 de julho, chega em Santos o navio Kanada Maru, com 60 imigrantes que ganharam passagens de presente, em comemoração ao casamento do príncipe Hirohito.

1926
Em 8 de maio, é fundada em Tóquio a Associoção Japão-Brasil.

1928
É inaugurado em Kobe o alojamento para emigrantes, posteriormente chamado Centro de Emigração.

1940
Em 23 de setembro, é assinado o Tratado de Intercâmbio Cultural Japão-Brasil. É o primeiro convênio cultural que o Japão assina com um país do continente americano.

1941
Em 22 de junho, parte de Kobe o navio Buenos Aires Maru, levando a bordo a última leva de imigrantes antes do início da Segunda Guerra Mundial. Desde a chegada do Kasato Maru, com a primeira leva de imigrantes, o Brasil recebeu, até 1941, 188.986 japoneses.

1949
Em maio, delegação comercial do Japão visita o Brasil.

1950
Para unir a comunidade nipo-brasileira, apresentam-se no Brasil os "peixes voadores" (denominação dada a um grupo de nadadores do Japão).

1952
Shin Kimizuka é o primeiro Embaixador do Japão no Brasil, desde o final da guerra. Em 28 de dezembro, recomeça a imigração japonesa, com a partida do navio Shinzo Santos Maru de Kobe com destino à Amazônia, onde tem início o projeto Uetsuka Tsuji.

1954
O Ministro das Relaçes Exteriores Katsuo Okazaki participa da comemoração do IV Centenário de São Paulo. O governo japonês presenteia a cidade com o Pavilhão Japonês. Em agosto, seis deputados japoneses visitam o Brasil.

1955
Empresas japonesas começam a expandir negócios no Brasil. Em setembro, chega o primeiro grupo de jovens imigrantes (109) do Cotia Seinen. Em 15 de outubro, realiza-se a primeira reunião para fundação da Sociedade Paulista de Cultura Japonesa.

1956
Em 1º de março, é aberto o centro de promoção de imigração, em Yokohama.

1958
Em junho, o Príncipe Mikawa e esposa participam das comemorações dos 50 anos de imigração japonesa no Brasil. Em 26 de julho, é inaugurada a 1ª linha aérea da Varig ao Japão; chega a Haneda o 1º vôo. Em 16 de agosto, é inaugurada a Usiminas, com capital misto.

1959
Em 24 dejulho, o Primeiro-Ministro japonês Shinsuke Kishi visita o Brasil. Em dezembro, têm início as operações Ishibrás (Ishikawajima do Brasil).

1960
Delegação brasileira realiza a primeira visita ao Japão no pós-guerra. Em 14 de novembro, é assinado novo acordo de imigração, que entra em vigor em 29 de outubro de 1963.

1961
Em 23 de janeiro, é assinado acordo cultural. Em outubro, o ex-Presidente da República Juscelino Kubitschik viaja ao Japão.

1962
É assinado acordo aéreo entre Brasil e Japão. Em maio, o ex-Primeiro-Ministro japonês Shiguero Yoshida visita o Brasil. Em 26 de outubro, é inaugurado o primeiro alto-forno da Usiminas.

1965
Em março, o Brasil recebe a primeira Delegação Econômica do Japão no pós-guerra. Navio militar, em exercícios visita o Brasil pela primeira vez em 43 anos.

1967
13 de janeiro, o Presidente-eleito Arthur da Costa e Silva viaja ao Japão. Em maio, os então Príncipes Herdeiros Akihito e Michiko visitam o Brasil. É assinado acordo bilateral para evitar bitributação. Empresas japonesas, como Toshiba e NEC, começam a investir no Brasil.

1969
Em 30 de outubro, Fábio Yasuda torna-se o primeiro nikkei a ocupar um ministério.

1971
Em 31 de maio, é fechado o Centro de Imigração de Kobe. Em 12 de dezembro, missão econômica encabeçada pelo presidente da Toshiba vai ao Brasil que vive o chamado "milagre econômico".

1972
Em 17 de fevereiro, é aberta a primeira agência do Banco do Brasil em Tóquio.

1973
Em 14 de fevereiro, o navio Nippon Maru parte de Yokohama com 285 passageiros. Em 3 de julho, é iniciado o uso do avião como meio de transporte dos imigrantes japoneses. Em 24 de novembro, o Príncipe Norihito viaja para o Brasil.

1974
Em 16 de setembro, o Primeiro-Ministro Kakuei Tanaka visita o Brasil e expressa sua satisfação com o comércio bilateral.

1976
O Presidente Ernesto Geisel visita o Japão.

1978
Em junho, a Jica e o governo brasileiro decidem fundar a companhia para o desenvolvimento do Cerrado. Em 18 do mesmo mês, o Príncipe Herdeiro e a Princesa Michiko participam das comemorações dos 70 anos da imigração japonesa no Brasil. Em 20 de junho, chega no Brasil o primeiro avião da JAL.

1980
O Japão concede empréstimo de aproximadamente US$100 milhões para as reformas dos portos de Tubarão e Vila do Conde, e outros US$100 milhões para a Petrobrás e o BNDES. Em novembro, o ex-Primeiro-Ministro Shinsuke Kishi visita o Brasil.

1981
O Ministro da Indústria e Comércio Internacional do Japão visita o Brasil e assina contrato para compra de 10 milhões de toneladas de ferro de Carajás por período de 15 anos, a partir de 84.

1982
Em março, é aberta em São Paulo escola de 1º grau com nome de Nagasaki. Em 12 de junho o Primeiro-Ministro Zenko Suzuki visita o Brasil. Em 4 de outubro, o Príncipe Naruhito viaja por duas semanas pelo Brasil, a convite do então Presidente Figueiredo.

1984
Em 27 de abril, a companhia Rio Doce International Far East (representação da Companhia Vale do Rio Doce) abre sua sede em Tóquio. Em 22 de abril de 1993, sua razão social é mudada para Rio Doce Ásia Corporation. Em 25 de maio, o Presidente João Baptista Figueiredo visita o Japão.

1985
O ex-Primeiro-Ministro Takeo Fukuda participa da cerimônia de posse de Tancredo Neves, que falece em 21 de abril antes de assumir o cargo. Em junho, o Consulado brasileiro em Kobe é fechado.

1986
Em 26 de setembro, o Príncipe Hitachi e esposa participam da comemoração dos 50 anos da imigração japonesa no Paraguai e visitam o Rio de Janeiro. A primeira embarcação, com 16,5 mil toneladas de alumínio, sai da Albrás com destino ao Japão.

1989
O presidente José Sarney viaja ao Japão para participar dos funerais do Imperador Hirohito.

1990
O ex-Primeiro-Ministro Noboru Takeshita participa da cerimônia de posse de Fernando Collor. Em 1 de junho, entra em vigor a nova lei japonesa de imigração. O Presidente Collor e esposa viajam ao Japão para a entronização do Imperador Akihito.

1992
Os ex-Primeiro-Ministros Noboru Takeshita e Toshiki Kaifu participam da Eco 92.

1995
Em 5 de novembro, o vice-Presidente Marco Maciel e esposa, participam da comemoração do centenário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Japão-Brasil, no Japão, e a Princesa Nori, no Brasil.

1996
Em março, o Presidente Fernando Henrique Cardos viaja ao Japão em visita oficial. Em agosto, o Primeiro-Ministro Ryutaro Hashimoto viaja ao Brasil, em visita oficial.
Em dezembro, a comunidade de brasileiros residentes no Japão ultrapassa a marca de 200.000 pessoas.

1997
Em junho, o Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko visitam o Brasil. É a primeira visita ao Brasil, como Casal Imperial, e a primeira visita do Imperador do Japão à América Latina, no pós-guerra.

1998
Em novembro, o Chanceler Luiz Felipe Lampreia visita o Japão e realiza Reunião & atildeo de trabalho com o Chanceler Masahiko Koumura para exame de temas da agenda internacional e bilateral.

1999
Em setembro, em Tóquio, durante a VIII Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Nipo-Brasileiro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Keidanren se engajam na "Aliança para o Século XXI", programa de ação conjunta que visa ao reforço da cooperação empresarial e ao aumento do comércio e investimentos entre o Brasil e o Japão.

2000
Em abril, visita o Japão o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares. Em setembro, visita o Japão o Ministro das Minas e Energia, Rodolpho Tourinho Neto. Em dezembro, a comunidade de brasileiros residentes no Japão ultrapassa a marca de 250 mil pessoas.

2001
Em fevereiro, o Ministro da Saúde José Serra visita o Japão para lançamento do "Programa de Assistência e Prevenção das DST/HIV/AIDS" para a comunidade brasileira no Japão. Em novembro, o Ministro Sérgio Amaral, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio visita o Japão para contatos visando estimular as relações econômicas e comerciais bilaterais. Na ocasião, são realizados seminários de promoção do uso de etanol como aditivo à gasolina, de promoção comercial e de investimentos.

2002
Em março, visita o Japão a Prefeita de São Paulo Marta Suplicy, acompanhada de delegação empresarial.

Em maio, visita o Japão o Chanceler Celso Lafer, com vistas a ampliar e fortalecer diálogo político bilateral. O Chanceler Lafer é recebido em audiência pelo Primeiro Ministro Koizumi e mantém reunião de trabalho com a Chanceler Yoriko Kawaguchi.

Em junho, em partida disputada no estádio de Yokohama, a seleção brasileira conquista pela quinta vez a Copa do Mundo de Futebol.

2004
Em março, visita o Japão o Chanceler Celso Amorim e é recebido pelo Primeiro Ministro Koizumi. A convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Primeiro-Ministro do Japão, Junichiro Koizumi, efetuou visita oficial ao Brasil, de 14 a 16 de setembro de 2004. {Comunicado Conjunto}

2005
Em maio, foi a vez do Presidente Lula retribuir, realizando histórica visita ao Japão. Na oportunidade, foram assinados diversos documentos de interesse comum (clique aqui), que demonstram claramente o novo patamar das relações nipo-brasileiras.

2006
Com primeiro resultado importante desses contatos, em abril visitam o Japão os Ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, das Comunicações, Hélio Costa, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, para negociar memorando de Cooperação na área da TV Digital, uma vez que o Brasil decidiu adotar o padrão ISDB elaborado pelo Japão. Em 29 de junho, o Presidente Lula assinou decreto regulamentando a matéria no Brasil, com a presença do Ministro do Interior e Comunicação do Governo japonês, Heizo Takenaka.

Em julho, reúne-se em Tóquio o Conselho Brasil-Japão para o Século XXI, igualmente resultado dos encontros entre o Presidente Lula e do Primeiro-Ministro Koizumi. O Conselho, composto de representantes da sociedade civil, elaborou documento em que são relacionadas sugestões para a expansão e o incremento das relações entre o Japão e o Brasil, em particular no que se refere à celebração do centenário da imigração japonesa no Brasil, que ocorrerá em 2008 .

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito Presidente da República, no dia 29 de outubro, para um mandato de quatro anos.

2007
Em agosto, por ocasião da III Reunião de Chancelers da FOCALAL (Foro de Cooperação América Latina-Ásia do Leste), visitou o Brasil o Chanceler Taro Aso. O Ministro japonês manteve reunião de trabalho com seu homólogo brasileiro, Ministro Celso Amorim, e foi recebido em visita de cortesia pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dentre os assuntos tratados, destaque-se a celebração do centenário da imigração japonesa para o Brasil, que ocorrerá em 2008, cooperação nas áreas de etanol e tv digital, além de temas relativos à comunidade brasileira que vive no Japão.

2008
Em 17 de janeiro, em cerimônia com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, no Palácio Itamaraty, foi oficialmente lançado o Ano do Intercâmbio Brasil-Japão, idealizado pelos Governos brasileiro e japonês em conjunto com a sociedade civil de ambos os países, para marcar as celebrações do centenário da imigração japonesa para o Brasil.

O Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arlindo Chinaglia, visitou o Japão entre os últimos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro a convite do "Shugi-in", a Câmara Baixa da Dieta japonesa, acompanhado de oito Deputados de diferentes partidos políticos.
O programa da visita -- a primeira de autoridades federais brasileiras neste Ano do Intercâmbio Brasil-Japão -- incluiu compromissos em Tóquio, Hiroshima, Quioto e Hamamatsu (cidade que concentra o maior número de brasileiros neste país).
No dia 30, o Presidente Chinaglia foi recebido em audiência no Palácio Imperial de Tóquio pelo Imperador Akihito, a quem agradeceu a designação do Príncipe Herdeiro Naruhito como representante do Japão nas comemorações dos 100 anos da chegada do navio "Kasato Maru" a Santos.

Em março, vistou o Japão o Governador Sérgio Cabral, acompanhado de numerosa delegação que incluiu quatro secretários estaduais, empresários da FIRJAN (liderados pelo seu Presidente) e cientistas, vinculados a universidades do Rio de Janeiro. O Governador participou de seminário sobre atração de investimentos, visitou o Príncipe herdeiro Naruhito, entrevistou-se com Vice-Ministros no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Ministério da Economia, Indústria e Comércio e foi recebido por Presidentes de importantes empresas japonesas. Diversas reuniões paralelas foram mantidas pelos membros da delegação e interlocutores japoneses.

Na semana de 21 a 27 de abril realizaram-se, em diversas localidades do Japão, cerimônias alusivas à partida do "Kasato Maru" para o Brasil, ocorrida em 1908. Visitaram o país numerosas delegações governamentais - em nível federal, estadual e municipal - e empresariais, além de Senadores e Deputados federais, representando o Congresso Brasileiro, e membros do Poder Judiciário. Diversos eventos culturais e esportivos, como a apresentação do grupo de dança "O Corpo", tiveram lugar durante a semana. A principal cerimônia ocorreu em Tóquio, no dia 24 de abril , no Hotel Okura, com a presença do Casal Imperial e do Príncipe Herdeiro, do Primeiro-Ministro Fukuda e, representando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O Príncipe-Herdeiro Naruhito realizou programação oficial no Brasil, no período de 18 a 25 de junho para as festividades do centenário da imigração japonesa no Brasil.

A programação iniciou-se em Brasília, no dia 18 de junho, quando foi recebido em audiência no Palácio do Planalto pelo Presidente Lula, que o homenageou, à noite, em jantar no Palácio do Itamaraty.

Na cerimônia no Palácio do Planalto, ocorreram lançamento de selo e moeda alusivos ao centenário, e foi feita entrega de medalha, com arte gráfica da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake, a personalidades que se distinguiram na promoção das relações bilaterais.

A programação em Brasília incluiu, também, Sessão Especial na Câmara dos Deputados e audiência com o Presidente do Senado Federal.

Depois de Brasília, o Príncipe-Herdeiro Naruhito participou de programação nos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em São Paulo, onde reside a maior parte da comunidade de descendentes japoneses no Brasil, o Príncipe visitou o Museu da História da Imigração, no bairro da Liberdade, teve encontro com estudantes da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco e participou, no domingo, 22 de junho, nos eventos oficiais do centenário da imigração japonesa, no Sambódromo, no Parque Anhembi.
Ainda em São Paulo, o príncipe visitou o Porto de Santos, em cerimônia que lembrou a entrada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Em 18 de junho de 1908, 781 japoneses desembarcaram do navio Kasato Maru, depois de uma viagem de 52 dias, programada por meio de acordo entre as duas nações.
No domingo, o príncipe viajou para o Paraná. Na segunda-feira (23), visitou Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, onde, no dia seguinte, encerrou a visita oficial ao Brasil.
O Presidente Lula visitou Hokkaido, no Japão, nos dias 8 e 9 de julho de 2008, a fim de participar da "Reunião Ampliada G8 + G5", além de encontro específico entre os países do G5 (África do Sul, Brasil, China, Índia e México), BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e entrevistas bilaterais com Chefes de Estado e Governo (México, China, Coréia do Sul, Itália e Canadá). O Presidente reuniu-se, por fim, com o Primeiro-Ministro Fukuda, ao final da Cúpula de Hokkaido.

Em agosto de 2008, visitou o Japão o Governador de São Paulo, José Serra, para reunião com o "Japan Bank for International Cooperation" (JBIC).

Em outubro, foi inaugurada a exposição de arte brasileira "Neo-Tropicália: when lives become forms", no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio". O evento foi o ápice de uma sequência inédita de manifestações culturais brasileiras no Japão, no ano da comemoração do centenário da imigração japonesa para o Brasil.

2009
Visitou o Japão, entre 11 e 17 de maio de 2009, o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kessab, acompanhado do Deputado Walter Ihoshi, de Secretarios e funcionários municipais, além de empresários da capital paulistana. O Prefeito foi recebido pelo Príncipe Herdeiro Nahurito, retribuindo a visita deste a São Paulo em junho de 2008, e pelo Primeiro-Ministro Taro Aso. Ademais de Tóquio, o Preferito Kessab esteve em Osaka, cidade-irmã de São Paulo, Quioto e Nagóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário