quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Alimentando seu cão


Já que seu cão não estará caçando seu alimento, você será responsável por providenciar os nutrientes corretos. Este texto explica como garantir uma dieta balanceada para seu cão.

Uma dieta apropriada é fundamental para a sua saúde e bem estar de seu cão. Refeições são uma experiência prazerosa, que ajuda a reforçar a ligação especial entre o humano e o animal.

Segue um guia para a maioria das necessidades dietéticas de seu cão.

- Uma dieta balanceada
Como seus proprietários, cães precisam de uma dieta balanceada, contendo a quantia certa de proteí­nas, gorduras, carboidratos, treze vitaminas, e vinte minerais, para garantir que fiquem em boas condições. Estes nutrientes devem estar presentes não só nas quantias corretas, mas também nas proporções corretas para providenciar uma dieta balanceada.

Dietas exclusivamente de carnes musculosas não são apropriadas para nenhum animal. Os ancestrais de nossos cães teriam consumido o corpo todo de sua caça, não apenas os músculos, ingerindo os ossos, órgãos internos, material no intestino, pele e pêlo. Isso providenciava os nutrientes essenciais, que faltam em uma dieta exclusivamente de músculos.

- Alimentos preparados em casa
Alimentos preparados em casa requerem bom conhecimento das necessidades do animal. Isso inclui conhecimento do valor nutritivo de diferentes alimentos, interação dietética e métodos de preparo e estocagem; que podem afetar alguns nutrientes especí­ficos.

Lembre-se de que será impossível alimentar seu animal de estimação com alimentos feitos em casa, de forma consistente e adequada, sem despender tempo, esforços e conhecimentos.

Alguns proprietários gostam de preparar parte das refeições de seus animais de estimação. Se este é o caso, alguns alimentos diferentes devem ser introduzidos lentamente para que o aparelho digestivo de seu cão possa adaptar-se à nova comida. Carne, ovos, queijo e pão são alguns alimentos comumente dados a cães. Caso estes sejam os principais alimentos que dá a seu cão, não se esqueça de complementar com as vitaminas e minerais necessários.

- Alimentos preparados comercialmente
Alimentos preparados comercialmente, por fabricantes de ração de boa reputação, garantem uma nutrição adequada, de qualidade, e segurança. Há um grande leque de receitas, variedades e texturas para se escolher, com muitas formas de uso conveniente.

Alimentos preparados são completos ou complementos alimentares. Uma dieta completa é balanceada e pode ser a fonte de alimento exclusiva, enquanto uma dieta complementar é preparada para ser complementar de outra alimentação específica, como por exemplo carne enlatada e biscoitos. A etiqueta no produto informa se o alimento é completo ou um complemento alimentar.

Alimentos preparados comercialmente são normalmente apresentados em duas formas: seco e úmido.

Comidas secas tiveram a maior parte da umidade removida e são convenientes e econômicas de usar. Podem ser servidas secas ou umedecidas em água. Comidas úmidas, como enlatados, mantiveram sua umidade.

Qualquer que seja a dieta que escolher para seu cão, tenha certeza de que ele tenha bastante água disponí­vel o tempo todo. Fique de olho na quantidade de água que ele bebe. Um cão que estiver constantemente com sede pode não estar bem de saúde e necessitar de cuidados veterinários. Dá-lhe sua própria bacia de água e comida; lave após o uso, mantendo separado dos utensí­lios usados pela família. Nunca use um dos seus pratos para alimentar seu cão.

- Ossos e leite
Ossos podem ser uma útil fonte de cálcio para seu cão, mas se ele estiver recebendo uma dieta balanceada, terá cálcio suficiente. Mesmo assim, cães gostam de um osso de vez em quando; são saborosos, exercitam as mandíbulas, ajudam a manter os dentes limpos e deixam-nos ocupados por horas. Lembre-se sempre de dar a filhotes apenas grandes ossos com tutano, evitando assim que eles quebrem em tiras finas e sérios ferimentos intestinais. Nunca dê a um cachorro ossos de galinha ou espinha de peixe.

Embora seja uma boa idéia cozinhar ossos por uns cinco ou dez minutos, cozimento prolongado faz com que fiquem quebradiços e impróprios. Nunca dê a seu cão o osso do assado de domingo. Os melhores ossos para dar são os especialmente desenhados para mastigação, formulados para manter as gengivas e dentes saudáveis.

Embora leite seja uma boa fonte de nutrientes para jovens cachorros, não é parte essencial da dieta de um filhote desmamado. Muitos cães e filhotes não conseguem eficientemente digerir lactose, presente no leite, o que pode causar problemas digestivos. Em caso de dúvida, dilua o leite uma quantidade igual de água na primeira vez que for oferecer.

- Filhotes
Antes de ser desmamados, filhotes obtém a maior parte de seus nutrientes (ou satisfazem suas vontades) com o leite da mãe. Quando um filhote estiver pronto para ir para sua nova casa, ele estará desmamado e comendo alimentos sólidos. Estará, então, completamente dependente de seu dono para providenciar uma dieta completamente balanceada que supra todas as suas necessidades nutricionais.

Uma dieta balanceada é crucial para o crescimento e desenvolvimento saudável de um filhote, sendo essencial para que seja ativo e tenha uma vida longa e saudável. Filhotes se desenvolvem bem com os mesmos nutrientes que cães mais velhos, mas devido a seu rápido crescimento, estes nutrientes devem estar em quantias proporcionalmente grandes. Como bebes humanos, filhotes tem estômagos pequenos, então precisam de pouco alimento muitas vezes.

Todo filhote cresce rápido nas primeiras fases de seu desenvolvimento e a maioria das raças chega a metade de seu peso total nos primeiros cinco meses de idade. No entanto, há grande variação de peso adulto de raça para raça, com cães amadurecendo em velocidades diferentes. Por exemplo, raças maiores demoram mais para amadurecer do que raças pequenas; raças pequenas e toy podem chegar a seu peso adulto entre os seis e nove meses de idade, enquanto cães maiores ainda estarão crescendo nesta idade. Um filhote de dinamarquês, por exemplo, somente chega a seu tamanho adulto com cerca de 18 meses de idade.

Filhotes de raças grandes ou gigantes, em especial, podem ter problemas em seu desenvolvimento esquelético. Não é uma boa idéia alimentá-los em excesso nesta fase para tentar obter crescimento maior.

Um filhote precisa do dobro a quatro vezes mais energia que um adulto do mesmo tamanho; crescimento é um processo que despende bastante energia! Eles precisam de mais proteí­na do que adultos; deve conter todos os blocos de construção protéicos (aminoácidos) corretos para o crescimento e devem receber a quantia correta de minerais para um bom desenvolvimento ósseo e dentário. Filhotes, então, precisam de grandes quantias de comida em relação a sua massa corpórea, mas seus estômagos tem apenas uma pequena capacidade. Para compensar isso, um filhote precisa de várias pequenas refeições por dia.

Também é útil planejar uma dieta balanceada que alcance uma série de critérios. A comida deve ser concentrada para garantir ingestão adequada de nutrientes antes que o estômago esteja cheio. Também deve ser de fácil digestão para maximizar seu valor nutritivo. Além disso, a dieta deve ser balanceada para providenciar as quantias corretas de nutrientes, garantindo as necessidades de um filhote. Mas deve ser saborosa para que ele coma.

Desenvolver uma dieta aceitável e balanceada para o crescimento é um exercício complicado. Por sorte, alimentar seu filhote não precisa ser tão complicado quanto parece. Dietas especialmente formuladas para o crescimento eliminam todo o trabalho de adivinhação do processo.

Para um filhote normal e saudável, não há necessidade de suplementos, qualquer que seja a raça. Na verdade, isso pode ser prejudicial. Se decidir utilizar um suplemento, deve falar com o veterinário para saber se não está prejudicando seu filhote.

Quando for buscar o filhote, converse com o criador sobre os hábitos alimentares do animal. Peça uma folha com as instruções escritas. Deve conter detalhes sobre o tipo de comida, as quantidades e as horas em que o animal está acostumado a comer. Não tenha pressa em alterar a dieta de seu filhote, mudar de casa é um processo estressante para o animal, e sua alimentação é muito importante.

Quando o filhote chegar em sua nova casa, pode ser que desenvolva sintomas de irritação estomacal e diarréia. Isso é devido ao stress da separação de sua mãe e a entrada em um ambiente novo e estranho. Se a diarréia persistir por mais de 24 horas, ou piorar, consulte o veterinário. Se quiser mudar a dieta, espere para que o filhote esteja completamente adaptado a sua nova casa, então lentamente mude a ração em um perí­odo de três ou quatro dias.

Os hábitos alimentares de seu filhote dependem de sua idade, raça, e caracterí­sticas individuais. No entanto, até os quatro meses de idade, todos os filhotes necessitam de quatro refeições por dia. Depois, alimente-o três vezes ao dia até os seis meses de idade, passando então a duas refeições diárias. Raças toy amadurecem mais rápido do que raças maiores, podendo iniciar uma dieta de adulto a partir dos oito meses; raças maiores ainda estão em crescimento constante nesta época, então precisarão de uma dieta de filhote por mais tempo.

A condição de seu filhote é o melhor indicador de como está sua alimentação. Anotando seu peso regularmente, poderá analisar seu crescendo de acordo com sua raça. É possível fazer ajustes para que não fique acima ou abaixo do peso.

No geral, um filhote deve ter entre 15 e 20 minutos para cada refeição. Após este período, jogue fora a ração não comida.

Dê a seu filhote sua própria bacia de comida e água e mantenha sempre limpas e afastadas dos aparelhos usados pela famí­lia. Água fresca deve estar sempre disponível. Se perceber sede excessiva em seu filhote, deve consultar o veterinário, isso pode ser um indicativo de que ele não está bem.

- Cães em crescimento
Enquanto seu filhote está amadurecendo, grande parte de sua alimentação deve ser uma fórmula para crescimento. Esta alimentação concentrada é necessária para completar seu desenvolvimento e consolidar o crescimento de músculos firmes, ossos fortes e tecido corpóreo saudável. Enquanto for chegando ao tamanho e peso de um cão adulto, você poderá gradualmente mudar para alimentos para adultos.

Seu cão deve estar acostumado com uma alimentação para adultos quando estiver crescido. A Tabela de Alimentação Canina mostra quando, para cada raça, está na hora de mudar para uma dieta adulta. A mudança deve ser gradual, preferivelmente no período de uma semana.

A maioria dos proprietários de cães preocupam-se em providenciar uma alimentação adequada para seus animais de estimação. Donos de filhotes, especialmente, estão a par de todas as necessidades para que seu filhote cresça e seja tentado a comer. No entanto, muitos cães tendem a comer em excesso, fato que pode trazer sérias conseqüências à saúde do seu filhote. Para evitar isso, é recomendado que siga as dicas fornecidas pelo criador quando comprou o cão.

Alimento demais na fase de crescimento pode causar obesidade. A alimentação extra que for recebida é convertida em gordura e mantida no corpo. Enquanto o cão estiver em crescimento, seu corpo irá produzirá células de gordura par armazenar esta gordura excessiva e, quando formadas, as células permanecem pelo resto da vida. Isso pode causar obesidade quando for adulto.

Em raças grandes e gigantes, alimento em excesso em filhotes com crescimento rápido pode causar um número de deformidades esqueléticas.

É, portanto, importante monitorar o peso crescente de seu cão e sua condição geral, garantindo que esteja alimentando-o corretamente. Anote o peso regularmente na Tabela de Crescimento do Filhote e cheque se está crescendo de acordo com sua raça. Se houver mais do que uma camada de gordura adequada em suas costelas, ele pode estar ficando gordo demais. Peça conselhos ao veterinário em caso de dúvida sobre a condição de seu cão.

- Cães adultos
Como todos os animais, cães comem para satisfazer suas necessidades energéticas. Uma dieta que contenha a quantia certa de energia para um animal deve, então, providenciar todos os nutrientes essenciais nas quantias e equilíbrios corretos. Cães extraem energia de gordura, proteí­na e carboidratos. Na verdade, carboidratos são parte útil, mas não necessária, na alimentação de um cão.

O equilíbrio de energia é importante para manter um cão em boas condições de saúde em todas as fases de sua vida. A falta pode resultar em perda de peso e letargia, e o excesso pode levar a obesidade e a complicações relacionadas - por exemplo, deformidades de crescimento em filhotes de raças grandes.

A energia necessária para seu cão depende em seu ní­vel de atividade. Por exemplo, ele é um cão trabalhador, vive dentro ou fora de casa, está doente, velho ou em crescimento? Fêmeas prenhes e lactentes também necessitam de energia extra. Se seu cão for menos ativo, pode ser que precise reduzir sua ração diária para que não fique gordo.

Quando utilizar uma ração preparada, o rótulo irá providenciar um guia de como alimentar seu cão. Mantenha em mente que isso é apenas um guia e que você deve fazer ajustes de acordo com as necessidades de seu cão. Se for muito ativo, pode ser que precise de mais do que o recomendado, mas se tiver uma vida mais sedentária, então provavelmente irá precisar de menos. Não esqueça de contar outras comidas que ele recebe: as calorias em biscoitos, guloseimas e outras coisinhas também somam energia!

A forma mais fácil de ficar de olho na saúde de seu cão e em seus hábitos alimentares é analisar as evidências visí­veis e palpáveis. Se o cão estiver alerta e com os olhos brilhantes, não estando nem gordo nem magro demais, então provavelmente esteja em boas condições de saúde e se beneficiando de uma dieta corretamente balanceada. No entanto, se seu cão parece estar engordando, pode ser que esteja alimentando-o demais. Neste caso, tente estabelecer um equilíbrio, reduzindo a comida ou os biscoitos.

A maior parte dos cães com mais de nove meses de idade, pode ser alimentada apenas uma vez por dia. No entanto, isso pode ser dividido em duas ou mais refeições caso seja conveniente para você ou o cão adapte-se melhor a isso. Lembre-se de que cães pequenos tem estômagos pequenos e podem preferir alimentação duas vezes por dia.

Da mesma forma, cães trabalhadores, fêmeas prenhes ou lactentes e cães doentes ou convalescentes normalmente irão necessitar de mais de uma refeição por dia. Use seu próprio julgamento para garantir que seu cão está sendo alimentado corretamente.

- Cães trabalhadores

Cães trabalhadores, como os da polí­cia, podem precisar de mais energia do que cães adultos da mesma raça. Vários fatores, como o meio ambiente e as temperaturas nas quais o cão está vivendo, a espessura de seu pêlo e a quantia de trabalho que está fazendo também influenciam.

No geral, um cão trabalhador necessita de duas a quatro vezes mais alimentação adulta do que um cão que não trabalha. Muitas vezes sua comida é dividida um terço no iní­cio do dia e dois terços no final do dia, após o trabalho. Misturas de alimentos na verdade não são apropriadas para cães trabalhadores, eles necessitam de um alimento concentrado de alta qualidade, como o preparado para cães ativos.

- Cães mais velhos

Enquanto seu cão envelhece, ficará menos ativo e usará menos energia, então precisará ficar de olho em seu peso. Caso seja necessário, reduza sua alimentação para garantir que fique em seu peso ideal. Isso é muito importante em cães idosos, já que um corpo gordo forçará mais o coração, pulmões, músculos e juntas.

Cães obesos podem ter vida mais curta. Se o seu cão ficar clinicamente obeso, o veterinário pode colocá-lo em uma dieta especial de baixas calorias.

Cães mais idosos podem ser mais propensos a problemas médicos. Assim, uma mudança de dieta pode ser benéfica. Por exemplo, o ní­vel de fósforo e proteína é um agravante nos casos de doenças nos rins, e o ní­vel de sal em problemas cardí­acos. O veterinário pode indicar a dieta correta para seu cão.

Água deve sempre estar disponível para sue cão. Você deve ficar de olho na qualidade da água que ele bebe e procurar auxí­lio médico caso aumente repentinamente, isso pode significar o início de um problema de saúde, como doenças de rim ou diabete.

Alguns cães mais velhos podem ter um pouco de artrite no pescoço tendo dificuldades para abaixar o pescoço e comer. Se este for o caso, a bacia de alimentos deve ser elevada e colocada em uma altura confortável ou colocada em um degrau.

- Cadelas procriando

Uma cadela prenhe engorda mais durante as últimas quatro semanas da gestação, quando os filhotes estão crescendo. Alimentar demais no iní­cio pode levar a gordura indesejada a problemas no parto. Como regra geral, a quantia de comida oferecida a uma cadela prenhe deve aumentar entre 10% e 15% por semana da quinta semana em diante. Próximo ao parto, ela deve estar comendo cerca de 50% a mais do que comia na época da cruza.

Já que o útero prenhe ocupa muito espaço no abdome, o estômago da cadela não consegue expandir tanto quanto normal. Portanto, é melhor alimentá-la várias vezes ao dia, em pequenas quantias e usar um alimento mais concentrado e mais saboroso para que ela possa consumir o suficiente para suprir as demandas.

Enquanto estiver amamentando, a demanda por nutrientes e energia será muito mais alta. Durante este período, ela precisará comer até três ou quatro vezes a quantia normal. Isso é para garantir que possa produzir leite em quantia suficiente para amamentar seus filhotes e manter seu corpo em boas condições. No pico da lactação (normalmente entre 3 e 4 semanas) ela estará dando a seus filhotes entre 4% e 7% de seu peso por dia na forma de leite.

Novamente, é necessário alimentar várias vezes ao dia, provavelmente três a quatro vezes, com um alimento concentrado, extremamente saboroso, possivelmente com alimentação noturna. Alimente-a o quanto for necessário, a cadela provavelmente não comerá demais. Também garanta que ela tenha sempre um estoque de água limpa neste perí­odo crí­tico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário