terça-feira, 27 de outubro de 2009

Você está sendo enganado?


Você é um especialista em descobrir os reais sentimentos das pessoas? Muita gente acredita que sim. Mas apenas um em cada 100 seres humanos possui a habilidade de perceber as emoções de alguém que tenta ocultá-las, diz Paul Ekman, da Universidade da Califórnia em São Francisco. Segundo Ekman, para detectar mentiras é preciso conhecer o comportamento habitual da pessoa analisada. Em seguida, devem-se procurar desvios desse comportamento. Ekman ressalta que não há sinais que provem que alguém está mentindo. Algumas pessoas, por exemplo, parecem estar sempre hesitantes. Assim, seria um erro achar que qualquer hesitação é indício de falsidade. Aqui vão três dicas dele para identificar quando alguém tenta enganá-lo.

O ritmo do discurso

O jeito de falar é o primeiro indicador de veracidade. Pausas frequentes, curtas ou longas demais, são mais comuns quando há mentira. Além disso, quem mente tende a fazer menos movimentos com as mãos ao falar.

Expressões sutis

As pessoas não conseguem deixar de revelar seus verdadeiros sentimentos, ainda que durante uma fração de segundo. Alguém pode, por exemplo, tentar ocultar seu sentimento de desprezo, mas deixar escapar uma leve elevação lateral do lábio. Fique atento a essas microexpressões.

Fragmentos de gestos

Alguns gestos têm significado preciso numa determinada cultura. A contração dos ombros combinada com as palmas das mãos viradas para cima, por exemplo, pode expressar desprezo ou desamparo. Em situações normais, esses gestos são evidentes. Mas, quando alguém mente, é comum que fiquem incompletos. O mentiroso pode, por exemplo, girar as mãos para cima enquanto as mantém no colo. Seria um fragmento do gesto que denuncia o medo de ser desmascarado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário