domingo, 18 de outubro de 2009

Você consegue adivinhar que aparelho é este ?


Uma dica: é mais novo produto desenvolvido por Sir. James Dyson, o inventor do motor mais rápido do mundo. Mas o que pode ter um super motor, e esse arco em cima? Uma frigideira? Uma lupa? Um portal dimensional?

Se você disse que é um ventilador, acertou. Este é o primeiro ventilador sem hélice da história. Ou quase.

Na verdade ele tem hélices, que ficam escondidas na base cilindríca. Elas empurram o ar nesta estrutura em forma de arco, e ele escapa por uma abertura minúscula ao longo da borda. Usando algum tipo de magia e aerodinâmica, o Air Multiplier multiplica por 15 a quantidade de ar soprado, garantindo um fluxo continuo de vento, sem aquele efeito “picado” que acontece nos ventiladores tradicionais.

Sem a presença da grande hélice no meio da estrutura, ele ainda é muito mais seguro para crianças e animais de estimação, além de ser mais bonito e fácil de limpar. Claro que tudo isso tem um preço. E que preço! O modelo mais barato, de 25 cm sai por 300 dólares, enquanto o maiorzinho, de 30 cm custa 330 verdinhas.

Por mais que a dyson consiga transformar um simples ventilador de mesa em uma obra prima do design e engenharia, no fim das contas ele ainda é apenas um ventilador. Um muito bonito e muito caro, mas apenas um ventilador. Um que eu compraria, caso tivesse o dinheiro, só para esclarecer. Veja o Air Multiplier em ação, no vídeo a seguir, a partir da marca de 1:10 (em inglês):

Nenhum comentário:

Postar um comentário