domingo, 25 de outubro de 2009

Instalar Windows 7 mantendo a instalação atual do XP ou Vista

Se você pretende experimentar o Windows 7, mas não quer perder o XP ou Vista que tem instalado, existem algumas opções, dentre elas fazer um dual boot do Windows 7 com o XP ou Vista. Dessa forma, durante o boot você pode escolher qual sistema operacional usar, veja como fazer:

Se você ainda não fez o download do Windows 7, faça o download e grave-o em DVD , recomendo usar o programa ImgBurn para gravar o disco.

Particionando o HD

Antes de particionar o disco, é recomendável desfragmentá-lo, você pode usar a ferramenta do próprio Windows (Iniciar > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco), outra opção é usar o programa Defraggler, um ótimo desfragmentador freeware.

Para instalar o Windows 7 mantendo o XP ou Vista você precisa criar uma nova partição primária em seu disco rígido, com pelo menos 16GB de espaço livre (recomendo 30GB).

Como o XP não tem uma ferramenta de particionamento de disco, você terá que usar um aplicativo. Muita gente usa o Partition Magic, mas eu recomendo o GParted Live CD, uma ferramenta gratuita (open-source), veja o tutorial do GParted que fiz ensinando como criar uma nova partição para instalação do Windows 7 junto com o XP ou Vista

O Windows Vista tem uma ferramenta própria para particionar o disco, para acessá-la vá ao Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador > Armazenamento > Gerenciamento de disco. Redimensione alguma partição, deixando pelo menos 16GB livres, em seguida crie uma nova partição NTFS no espaço vazio. Se estiver com dúvidas de como particionar o disco no Windows Vista, leia esse tutorial.

Instalando o Windows 7

Com a partição criada, agora vem a parte mais fácil, instalar o Windows 7 em sua nova partição, então coloque o DVD do Windows 7 no drive e reinicie a máquina para dar o boot pelo DVD.

Pressione alguma tecla para iniciar leitura do DVD, assim que ele iniciar, basta seguir as orientações do assistente de instalação. Defina as configurações regionais, o teclado e clique em Next, na tela seguinte clique em Instal Now, depois leia e aceite o contrato.

Agora vem a parte que requer mais atenção, na tela seguinte, escolha a opção Custom (Advanced)


Escolha a partição que você criou anteriormente para instalar o Windows 7. (Cuidado nesse ponto, escolhendo a partição errada você poderá apagar a instalação atual do seu windows, por isso certifique-se de escolher a partição nova que acabou de criar.)


Após escolher a partição, aguarde a instalação do Windows, ele será reiniciado algumas vezes durante o processo. Também será solicitado que crie sua conta e digite a sua chave de licença.

Ao terminar a instalação, reinicie a máquina, será exibido duas opções, Earlier Version of Windows, que é o Windows que você já tinha instalado (XP ou Vista) e o Windows 7 que acabou de instalar, escolha a versão do Windows que deseja iniciar e divirta-se. Essa tela aparecerá sempre ao ligar ou reiniciar o seu computador para que você possa escolher qual sistema operacional usar.


Agora que você já aprendeu a colocar duas instalações do Windows no computador, se quiser, pode colocar até três, Windows 7, Vista e XP, se baseando no que foi ensinado nesse tutorial.

Nota: Na maioria dos PCs o boot pelo CD/DVD é padrão, caso não consiga dar o boot por ele, você precisará ativar o boot a partir do CD/DVD no setup da BIOS, outra alternativa é pressionar F8 assim que reiniciar a máquina e escolher o boot pelo CD/DVD.

Fonte: http://www.softdownload.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário