segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Como criar uma senha indecifrável


O recente roubo das contas do Hotmail mostra que os usuários continuam não preocupando-se em bolar senhas fortes, ou seja, senhas difíceis de serem descobertas por outras pessoas ou por ferramentas eletrônicas. Dentre as senhas mais usadas por aí temos as sequências numéricas, nomes, datas e até palavrões termos chulos.

Criar uma senha difícil não é a solução para todos os seus problemas de segurança online, mas é um excelente obstáculo para evitar problemas posteriores. Uma senha forte deve conter letras, números e caracteres especiais (virgula, @, #, $, %, &, etc). Quantos mais destes elementos você adicionar, mais difícil fica para alguém descobrir depois.

Para saber se sua senha é boa, use o Password Checker, no site da Microsoft. Basta digitar uma senha que você usa, e o sistema a classifica instantaneamente com base na quantidade e variedade de caracteres. Xiii… ficou no “fraca”? Então vamos arrumar isso.

Existem várias fórmulas mágicas para montar uma senha interessante. O FWBrasil, preocupado com sua segurança, mostra duas maneiras simples de criar senhas fortes:

1 - Misturando tudo

a) Escolha uma palavra que seja fácil de lembrar depois. Eu vou usar o nome do seu blog preferido.

fayerwayer

b) Escolha uma data importante para você.

23-9-9

c) Agora, misture tudo:

23fayer9wayer9

d) Por fim, insira caracteres especiais quando possível. Vou substituir o “a” por “@”:

23f@yer9w@yer9

e) Pronto, temos uma senha difícil de ser decifrada. À primeira vista, parece ser impossível guardar esse palavrão, mas perceba que o segredo é usar uma palavra importante para você, depois bagunçá-la toda com números e caracteres especiais.

2- Minha frase preferida

a) Esse método consiste em trabalhar com uma frase que faça sentido para você. Por exemplo:

sua dose diária de tecnologia em português

b) Separe apenas as iniciais das palavras.

s d d d t e p

c) Misturar letras e números é importante. Vou acrescentar ao final da senha um número (o dia do exemplo anterior).

sdddtep23

d) Para terminar, a letra “e” comum será trocada por um “&”.
sdddt&p23

e) Agora sim, ficou legal. Mas não é tão boa quanto a do primeiro exemplo por conta da quantidade de caracteres (quanto mais melhor). Poderíamos aumentar a quantidade de números, para que ela fique ainda mais complicada.

Perceba que essas dicas podem ser personalizadas, ou você pode misturar tudo do jeito que quiser. Mas não esqueça: no final, é bom que você obtenha uma sopa de caracteres. Outra dica importante: não use a mesma senha para tudo. Busque criar uma senha para cada coisa.

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário