segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nova Lei de Imigração no Japão

Uma mensagem do fundador e presidente da Fundação Free Choice

Visitei o Japão pela primeira vez em 1968. Assim como muitos estrangeiros, me apaixonei pelo país e soube, naquele momento, que tinha que vir morar aqui. Logo, em 1979, eu vendi minha casa e minha empresa, e me mudei para o Japão em busca de uma vida melhor. De fato, foi muito bom ser um estrangeiro em Kobe nos anos 80. Mas, infelizmente, aquele tempo bom já passou faz tempo; e analisando estes 30 anos que estive aqui, tenho que admitir - o Japão já viu dias melhores dos que o que vivemos hoje em dia. Tenho certeza que muitos japoneses sentem saudade do passado.


Kessler (59) na Fundação Free Choice.

Tanto os partidos da direita como os da oposição aprovaram novas leis de imigração impondo controles mais rígidos aos estrangeiros. E isso tudo está acontecendo logo após a reimplementação da coleta de impressões digitais nos aeroportos - depois de tudo que fizemos, e do tempo que levamos para conseguir aboli-la. E agora a imigração desenvolveu novas diretrizes, que poderão afetar aqueles que optarem pelo seguro de saúde privado.

E os estrangeiros devem ficar calados?

Alguns podem ver nossa campanha e dizer que os estrangeiros não devem 'nadar contra a correnteza', eu não acredito que é assim que deve ser. Quando as coisas estão erradas e devem ser melhoradas, não dizer nada ou não agir é o pior dos pecados.

E os estrangeiros tem o direito de solicitar a alteração de leis e normas?

Sim, nós temos - TODOS nós temos esse direito. A constituição japonesa garante os direitos de todas as pessoas que moram no Japão, sejam elas estrangeiras ou cidadãos. De acordo com o artigo 16, "Todas as pessoas tem o direito à petição pacífica pela indenização de danos, pela remoção de funcionários públicos, pela promulgação, revogação ou alteração de leis, decretos e regulamentos ou de outros assuntos, não podendo qualquer pessoa, de forma alguma, ser discriminada por patrocinar tal petição."

A Fundação Free Choice irá enviar uma petição para o governo pedindo a revisão do problema da imigração.

A nova diretriz da imigração irá afetar centenas de milhares de estrangeiros. Os políticos que criaram essa nova diretriz parecem não entender os problemas que ela causará. Muitos estrangeiros não possuem o plano de seguro saúde da sua própria escolha. E ainda pior, muitos estrangeiros não foram informados da lei sobre a obrigatoriedade de adesão ao plano público de seguro saúde. E não é culpa deles.

Se a imigração forçar essa diretriz, isso fará com que TODOS os estrangeiros que não estiverem no plano de seguro saúde público sejam obrigados a pagar os prêmios de 2 ou 3 anos anteriores. Muitos não terão condições de pagar essa quantia. E muitos trabalhadores honestos e dedicados serão obrigados a deixar o país. Junte-se a mim e a Fundação Free Choice e participe da nossa campanha assinando a petição e enviando seus comentários. Seu nome não será revelado ao governo, apenas as iniciais do seu nome, sua província e seus comentários. Basta preencher o formulário que está na Página inicial do site. Sua participação é muito importante para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário