sábado, 29 de agosto de 2009

Cachorros - Chega de buracos


http://www2.uol.com.br/focinhos/petsnodiva/petsnodiva_02.shtml

Por Alexandre Rossi

Quem tem casa com jardim e um cachorro conhece bem o problema. Cães adoram cavar buracos na terra e acabam destruindo aquele canteiro que consumiu horas de dedicada jardinagem. Cavar buracos é uma atividade natural e saudável para os cães, mas pode ser controlada ou evitada com adestramento. Diversos motivos levam os cães a fazer buracos. Eles cavam para esconder ossos e restos de alimento, para preparar um lugar fresco para deitar, para aliviar tédio ou ansiedade, para exercitarem-se, para chamar a atenção e, acredite, para imitar o dono.

O primeiro passo para resolver o problema é identificar e eliminar as causas que levam o cão a assumir a personalidade de um tatu. Cães são animais sociáveis. Precisam da companhia do dono para ter uma vida saudável. Eles devem ser levados para passeios, para fazer exercícios e interagir com o dono e sua família. Um cão abandonado no fundo do quintal pode sofrer estresse e se pôr a cavar. Caso você não disponha de muito tempo para seu animal, brinquedos projetados para ele se divertir sozinho ajudam a aliviar a solidão do bicho.

Cães gostam de lugares frescos e agradáveis para dormir. Se ele está fazendo do canteiro dormitório, é porque não acha a cama em que dorme confortável. A solução é melhorar as acomodações do bicho. Se toda vez que o seu cachorro abre um buraco no jardim você corre para consertar o estrago e lhe dar bronca, ele vai cavar sempre que se sentir carente. A bronca e o conserto significam a atenção que ele tanto quer. Como agir? Ignore o estrago, não dê bronca e tape os buracos na hora em que o cão não estiver por perto. Outra atitude que leva alguns donos à loucura é a mania de certos cães em revolver exatamente aquele canteiro que acabou de ser adubado e remexido pelo próprio dono ou pelo jardineiro. Não é sacanagem do bicho. É que cães aprendem por imitação. Por isso, evite cavar na frente deles. Uma vez identificado o que leva o bicho a cavar e eliminada a causa, é a hora de aplicar punições. Mas, atenção: toda punição deve ser despersonalizada, para que o cão não repita o comportamento indesejado durante sua ausência. Se todas as vezes em que cavar o cão for punido, em poucos dias o problema estará resolvido.

Um tipo de punição despersonalizada eficiente é colocar as fezes do próprio cachorro no fundo dos buracos que ele cavou e cobrir com um pouco de terra. Isso causará uma sensação desagradável ao cão assim que ele voltar a cavar o mesmo buraco.

Outro truque que dá resultado é colocar uma bexiga no fundo dos buracos e cobri-las com um pouco de terra. O barulho do estouro da bexiga assustará o bicho, desestimulando-o a cavar.

Se você flagrar o cachorro cavando, experimente jogar latas vazias em sua direção. Mas não deixe que o cão perceba que é você quem está atirando as latas. Do contrário, ele não fará a associação do cavar com objetos desagradáveis que caem sobre ele vindos do nada.

Quanto mais eficazes as punições, mais rápido o problema será eliminado. Por isso, considere a possibilidade de manter seu cão em algum lugar que ele não possa cavar quando você não tiver a oportunidade de puni-lo.

Muitos comportamentos considerados indesejados, como latir exageradamente ou cavar, são sintomas de cães estressados. O estresse surge principalmente em animais que ficam trancafiados no quintal e raramente desfrutam passeios e a companhia do dono. Não se esqueça de que os cães são seres sociais, que dependem da nossa companhia para levar uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário