segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Água marinha transformada em combustível para aviões


Em tempos de energia limpa, em que ser ecologicamente correto está bem visto, a marinha de Guerra dos Estados Unidos está tentando conseguir um método capaz de transformar água marinha em combustível para aviões de forma sustentável e que não contamine nosso meio.

Até agora já conseguiram transforma água do mar em combustível, porém o procedimento é excessivamente poluente. Trata-se de um processo similar ao da conversão de água em combustível líquido através do uso de partículas metálicas como catalizadores.

Neste caso retiram o dióxido de carbono (CO2) que existe dissolvido na água do mar e o combinam com hidrogênio. Mas esta última etapa necessita de uma grande quantidade de energia, devido a alta complexidade existente na retirada do hidrogênio. A ideia é que continuem tentando encontrar uma forma adequada e menos contaminante para concluir o projeto.

Água marinha é um dos recursos mais desaproveitados no nosso planeta, e um dos mais abundantes. Esta na hora de colocar dinheiro no meio e pensar em formas de usar os oceanos de forma inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário