domingo, 19 de julho de 2009

MORROS SEPULCRAIS - Japão Antigo

Tumba do Imperador Nintoku

No Japão antigo, entre os séculos 3º e 7º, havia o costume de sepultar imperadores e nobres em túmulos cobertos com grande quantidade de terra, formando um monte. Tais morros sepulcrais são chamados de Kofun, e o período histórico em que eles proliferaram no Japão é conhecido como Era Kofun.
O costume de construir grandes mausoléus parece ter sido copiado de chineses e coreanos. No Japão, os kofuns estão presentes de norte a sul, com grande concentração na região de Kinki, que engloba as províncias de Osaka, Nara e Kioto. O maior de todos os kofuns se encontra na cidade de Sakai, província de Osaka. Tem 486 metros de comprimento, 305 metros na parte mais larga e ocupa uma área total de mais de 100 mil m². Foi construído no século 5º para o imperador Nintoku. Este kofun está entre os maiores mausoléus do mundo, rivalizando com a grande pirâmide de Khufu, no Egito.
Mediante simulação com computador, uma equipe da empresa Obayashi-gumi calculou que, mesmo utilizando tecnologia disponível hoje, a construção de um kofun deste porte levaria 15 anos e 8 meses, e um custo total de 79,6 bilhões de ienes. Um aspecto misterioso é que a maioria dos kofuns, vista do alto, tem a forma de um buraco de fechadura.
Os kofuns simbolizavam o poder das pessoas que eram enterradas neles. Outros indícios desse poder eram os objetivo que acompanhavam o falecido, como espadas, armaduras e jóias. Em alguns casos, cavalos eram enterrados vivos com seus donos. Os artefatos mais característicos encontrados nos túmulos são as haniwa, estatuetas de argila representando seres humanos, animais etc., e que fornecem informações sobre o modo de vida da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário