quarta-feira, 8 de julho de 2009

Enquanto o sono não vem, faça uma boquinha


Se você é do tipo que bota um cadeado na geladeira e prefere ir para cama com o estômago roncando a ingerir qualquer tipo de comida à noite, está explicado por que o sumiço daqueles quilinhos a mais tem sido um pesadelo assustador (faça nossa avaliação nutricional gratuita e perca peso sem sacrifício). Dormir com fome pode ser tão desastroso quanto fazer um desmedido lanchinho noturno. Em primeiro lugar, uma noite mal dormida afeta o metabolismo.

"É durante o sono que o nosso corpo produz melatonina, um hormônio antioxidante, que vai remover os radicais livres do organismo e proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento", explica a nutricionista Juliet Marzalek, de Curitiba. (alguns alimentos ajudam a espantar o estresse, conheça).

Ou seja, sua ansiedade diminui e a voracidade pela comida também. Para ter bons sonhos, fique longe de estimulantes, como o café, chocolate e álcool, que inibem a produção da melatonina.

Passar do almoço ao café-da-manhã do dia, esquecendo o jantar, derruba qualquer dieta. Aquela velha regrinha de não pular refeições e das pequenas garfadas de três em três horas continua valendo sempre.

O ideal é ter jantado até as 21h. Dessa forma, o organismo terá tempo para fazer a digestão, seu estômago não ficará pesado e assim fica fácil dormir bem. (melhore a sua digestão) Para dar uma ajuda ao trabalho do aparelho digestivo, prefira alimentos mais leves e evite os gordurosos. Uma digestão lenta também colabora para uma noite insone. Quando se está faminta, parece que não há nada mais imediatamente gratificante do que um saquinho de batata frita. Mas a verdade é que comidas gordurosas não evitam que você sinta fome por um longo tempo. Como a gordura é digerida mais lentamente, vai demorar até que os sinais de saciedade atinjam o cérebro. Ao chegarem lá, você já terá consumido mais calorias do que precisa. (existem as boas gorduras, saiba identificá-las)Mas o que comer à noite sem botar a dieta em risco? Na hora do jantar, monte um cardápio equilibrado com um alimento de cada grupo alimentar. Mas carboidrato também pode? Oras, tudo é uma questão da quantidade certa. Duas colheres de sopa de purê de batata ou de mandioquinha combinados com uma ou uma fonte de proteína, como frango, peixe, ovos, e alguns legumes, como vagem, berinjela, brócolis ou couve-flor, mais saladas de folhas verdes são o ponto-chave para uma refeição leve e saudável.(monte uma salada caprichada e cheia de sabor)

Após o jantar: a hora crítica

No início das mudanças, deixe uma comidinha preparada para aplacar esses momentos de fome noturna após o jantar. Pode ser um iogurte ou uma fatia de pão com geléia. Porém, opte pelos tipos integrais. Rico em fibras, esses alimentos aumentam a saciedade.

As frutas também são poderosas. A frutose, o açúcar da fruta, vai direto para a circulação e ajuda a combater a gula. Um leite quentinho ou um chá de ervas com duas torradas ou um prato de sopa de legumes passados no liqüidificador.

Outra alternativa é substituir doces por frutas secas como uva, banana passa, pêra, maçã ou damasco, que possuem vitaminas e fibras (fuja dos maus hábitos que acabam com sua dieta).

Se a vontade for mesmo de chocolate, você pode despistar os exageros. Permita-se comer um bombom pequeno ou encha uma tigela com frutas e coloque pedacinhos de chocolate por cima. Também vale apelar para o achocolatado. O sabor doce disfarça o desejo e o líquido dá a impressão de estômago cheio. (conheça todos os benefícios que o chocolate traz ao seu organismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário