terça-feira, 30 de junho de 2009

Vira-latas


Quem consegue resistir a seu charme?

E como acontece com toda figura que faz parte do imaginário popular, muito se fala sobre os vira-latas. Veja algumas dessas crenças:

Vira-latas são mais resistentes que cães de raça pura...
Em parte isso acaba sendo motivo de discussão, pois cães de raça pura apresentam um maior potencial genético para determinadas doenças. Com a mistura genética, algumas doenças podem não mais aparecer porém isso não torna os vira-latas imunes às doenças, sejam elas genéticas ou adquiridas.

Vira-latas são mais inteligentes...
Esta é outra crença muito difundida entre os amantes dos vira-latas. Mas a inteligência é algo que podemos medir em nossa convivência com nossos cães em várias situações do dia-a-dia, seja qual for a raça.
Se você morar em uma fazenda e criar ovelhas, provavelmente vai querer um cão de pastoreio que tenha aptidões para tal tarefa. Mas só por isso um cão de companhia poderá ser classificado como menos inteligente? Claro que não! A inteligência é algo que não se mede tão facilmente.

Vira-latas sobrevivem com qualquer comida...
Por sua rusticidade, os vira-latas acabam passando por situações que devem ser evitadas, como comer sobras (ou o famoso angu) e mesmo rações de origem e conservação duvidosa, o que acaba por minar pouco a pouco a saúde destes valorosos companheiros.

Na verdade, o que acontece com um vira-lata vindo da rua é que ele se torna mais esperto e astuto, pois ali depende apenas de si para sobreviver.
De qualquer forma, o fator surpresa é uma constante em se tratando de vira-latas. Principalmente em uma ninhada de vira-latinhas, pois nunca se pode dizer como serão os filhotes: pêlo longo ou pêlo curto, malhados ou tigrados, baixinhos, pernaltas...
E justamente por seu aspecto único, os vira-latas acabam ganhando o carinho do público. Como não se encantar com Benji, Frajola, Boomer, Tom e tantos outros... você se lembra de todos eles?
Houve uma época em que a criação de raças era o que realmente importava, até que o mundo inteiro se apaixonou por um vira-lata chamado Benji. Na verdade, Benji era Higgins, estrela de produções para cinema e televisão, que também trabalhou como um "embaixador canino da boa vontade". "As pessoas vinham me perguntar onde podiam adquirir um cão igual a Benji", conta o treinador e proprietário Frank Inn, de Sylmar, Califórnia. "Respondia que fossem ao Abrigo Burbank". Desde então Higgins inspirou mais de um milhão de adoções em abrigos.

3 comentários:

  1. TEnho dois vira-latas, casal, são pretinhos...lindos, pensam que são gente, peguei os dois na rua. Amo....os caẽs vira-latas.
    Adote um vira-lata.
    Não jogue seu cão na rua, nunca o abandone.
    Geovana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com voce plenamente pois com amor carinho e atençao eles podem ser
      mai inteligentes do que cachorros de raça

      Excluir
  2. Realmente Geovana os vira-latas são únicos!!!
    Minha avó paterna tinha dois e eu os amava de paixão!!!

    ResponderExcluir