quarta-feira, 10 de junho de 2009

Falta de dentes aumenta o risco de doenças renais

Realizou-se um estudo que concluiu haver ligação forte entre a perda total de dentes e o risco de uma doença crónica de rins, o que implica que os cuidados orais podem desempenhar um papel importante na redução e prevalência desta patologia.

Os resultados indicaram que os participantes que perderam todos os seus dentes estavam mais propensos a desenvolver uma patologia renal com maior probabilidade do que aqueles que não perderam dentes.
É necessária mais investigação para compreender a maneira como a perda de dentes está associada a uma maior prevalência de doenças renais, a natureza de uma inflamação crónica pode desempenhar um papel decisivo, segundo sugere o documento.

Tanto as doenças periodontais como as renais são consideradas condições inflamatórias, e pesquisas anteriores indicam que a inflamação pode constituir um elo entre estas duas doenças. Como as doenças periodontais não tratadas podem, na sua fase final, levar à perda de dentes, os pacientes com falta de dentição podem ser expostos a inflamações crónicas orais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário