terça-feira, 9 de junho de 2009

As 5 mais ridículas mentiras que nos ensinaram nas aulas de História




A escola foi muito dura , com todos os vídeo games a distrair-nos do trabalho de casa. O que torna ainda mais difícil é ter de esquecer todas as coisas que nos ensinaram na escola que acabaram por ser tolices.
Hoje , você pode até ouvir algum adulto repetir estas “espantosas” histórias que, alguns anos atrás, alguém simplesmente lhes ensinou.

5. Colombo descobriu que a terra é redonda.


A história que ouvimos:
Em 1492, um espanhol com o nome de Cristóvão Colombo ganhou a sua contenda com a monarquia e Igreja Católica para obter financiamento para uma viagem à Ásia Oriental. Eles tinham medo que ele falhasse espectacularmente, porque toda gente sabiam que a Terra era plana e, a direcção em que Colombo ia navegar causaria a sua queda pela borda para a boca da tartaruga gigante que suportavam o mundo.

Colombo, como nós sabemos , não chegou ao seu destino, não porque o mundo era plano - foi porque ele caiu na direcção da futura maior nação da Terra, baby ! Assim, Colombo provou que o mundo era redondo, descobriu a América, e mais um feriado nacional nasceu.

A verdade:
Em 1400, a teoria da terra - plana - era tomada muito a a sério como o Cube Time é hoje, e não menos. A forma do mundo estava muito bem resolvida desde que a teoria orbital foi proposto pela primeira vez pelo antigo filósofo grego Pitágoras, cerca de 2.000 anos antes da existência da Espanha.

De facto, as técnicas de navegação de Colombo estavam , baseado no facto de que a Terra era uma esfera. Tentando navegar no globo como se fosse um plano teria estragado a viagem ainda mais do que foi.

A relutância do Governo espanhol para pagar as expedições de Colombo não tinha nada a ver com as suas idéias falsas sobre a forma do mundo. Ironicamente, foi porque ele próprio, Colombo, gravemente subestimou o tamanho da Terra e toda a gente sabia. A distância de viagens programadas para ele não iam levá-lo para qualquer lugar perto da Ásia. No entanto, ele acabou por juntar fundos suficientes para embarcar em sua aventura ridícula, e o resumo é que a viagem de Colombo tem sido celebrada anualmente nas Américas e na Espanha desde então.

Então, de onde vem o mito ? Começou com o autor e charlatão histórico Washington Irving, que escreveu um romance sobre Colombo em 1838. A novela era ficção, mas alguns elementos forma para a nosso livros de história de qualquer maneira, provavelmente por parte de alguns editores que queriam melhorá-la um pouco. Quem vai ler um livro de história que está apenas preenchido com um monte de chatice afinal?

4. Einstein mudou a Matemática

A história que ouvimos:
Os oradores multivacionais adoram contar este conto inspirador de pessoas com a história desse garoto alemão que era exactamente como você ! Apesar dos seus mais sinceros esforços ele nunca conseguiria ir bem nos seus exames de matemática, e lutou desesperadamente com a física enquanto trabalhava como um humilde caixeiro .
Esta criança acabou por se tornar Albert Einstein ! E se ele pode fazer isso então você também pode.

A verdade:
Bem, você não pode. No final das contas, Einstein foi um matemático prodígio, e antes de ter 12 anos, ele já era melhor em aritmética e cálculo do que você é hoje. Einstein era, de facto, tão esperto que ele acreditava que a escola estava atrasando ele, e os seus pais compraram livros avançados para ele estudar. Não só ele passou a matemática com honras, como é perfeitamente possível que ele estava realmente ensinando a classe, no fim do semestre.

A ideia de que Einstein foi mal na escola pensa-se que começou 1935 Ripley’s Belives it or Not!

Há realmente uma boa razão pela qual incluir Robert Ripley entre as referências das nossas teses universitária mais avançadas . O famoso e bizarro “expert” em trivia nunca cita as suas fontes e os vários “factos” que ele apresenta durante toda a sua carreira foram uma junção de coisas que ele leu em algum lugar, ouviu de alguém, ou tirou da sua cabeça. A característica do título provavelmente deveria ter sido: Acredite ou não! Eu receberei o pagamento de qualquer forma, Idiotas.

Quando foi pela primeira vez demonstrada esse suposto titulo no seu início de vida, Einstein alegadamente apenas riu, e provavelmente foi resolver outros 12 mistérios da física quântica antes do jantar. Até o momento em que ele finalmente chutou o balde em 1955, e é inteiramente possível que o “fracasso” tenha sido o conceito de que Albert Einstein nunca conseguiu dominar.

Evidentemente, isso só reafirma o que sempre temos suspeitado, no fundo: sucesso é realmente decidido desde o nascimento, e sua vida nunca será melhor do que está agora.

“Sorry about that”( Desculpe, alguma coisa)

3.Newton e a maçã


A história que ouvimos:
Você provavelmente já ouviu falar de Isaac Newton. Ele é muito bonito o Jesus da física. No final dos séc. XVII, Newton praticamente inventou a ciência. As descobertas pelas quais temos a agradecer-lhe incluir as leis do movimento, o espectro visível, a velocidade do som, a lei de resfriamento, e cálculos. Sim, todos os malditos cálculos. A gente pergunta se alguém na história nunca teve um pensamento antes Newton.

Provavelmente a sua mais famoso descoberta, é a lei da gravidade. A história é que Newton, um modesto professor de matemática e física, estava sentado sob a sombra de uma macieira num dia ensolarado, quando uma maçã caiu de um ramo e bateu na cabeça dele.

Embora a maioria das pessoas pensem “Au ! Que porcaria !” e olhassem para cima , durante 10 minutos, o primeiro instinto de Newton foi formular o conjunto de leis universais que regem o movimento dos corpos gravitacionais, uma teoria tão boa que foi incontestada e inalterado por mais de 200 anos.

A verdade:
Newton nunca mencionou a coisa com a maçã, e na verdade era outro cara chamado John Conduitt que primeiro contou a história uns 60 anos depois de ter supostamente acontecido. Mesmo assim, ele foi decisivamente vago sobre se realmente Newton viu uma maçã, ou se a maçã é uma metáfora que ele usou para ilustrar a ideia de gravidade para as pessoas menos inteligentes do que ele (leia-se: todos):

“Enquanto ele estava pensando em um jardim veio-lhe a cabeça que a força da gravidade (o que trouxe uma maçã da árvore ao solo), não era limitado a uma certa distância da terra, mas que esse poder deve ampliar-se ainda mais longe.”

Você perceberá que nos não entendemos a historia da maçã realmente batendo na cabeça de Newton foi adicionado mais tarde para o elemento genial a sua vida.

Gostamos de pensar que as descobertas complexas acontecem dessa forma, com uma súbita lâmpada acesa sobre as nossas cabeças. Parece que podia acontecer para nós um dia, a próxima grande idéia irá ocorrer apenas para nós, enquanto nós estamos perdendo a tarde em um banco de jardim. Na realidade, Newton passou a melhor parte de sua vida formulando e aperfeiçoando as suas teorias.

Quando tivermos filhos, vamos contar-lhes a verdade, caramba. Basta Newton, espreitar sobre suas pilhas de papéis coberto com nuvens de minúsculos números. Apenas meses e anos de trabalho silencioso, e ele teve um colapso nervoso e, finalmente, morreu anos mais tarde, louco por intoxicação por mercúrio. Bem-vindo ao mundo real!

2..Washington e a cerejeira


A história :
É uma parábola que ressoa em todas as escolas primárias contando a vida em tempos do homem que foi o primeiro presidente da América , e o único presidente a ser também um super-herói.
Em criança todos ouvimos dizer que George Washington ficou na posse de um machado, e atravessava os dias cortando tudo o que via . Um dia ele chegou a cerejeira premiada do seu pai , e sem pensar cortou-a , presumivelmente porque era um monárquico . Ao ser questionado por seu pai sobre o evento, Washington orgulhosamente admitiu que tinha sido o culpado, devido à sua incapacidade de mentir. A história foi mais tarde adaptada para cinema com Jim Carrey no papel principal.
A verdade:
Em uma cultura bastante cínica, George Washington ainda tem sido elevado ao status de uma espécie de divindade, em parte graças a um homem chamado Mason Locke Weems. Ele foi o autor da biografia, infelizmente, intitulado “A vida de George Washington, com Curiosas Anedotas contadas a seu respeito e exemplares para seus compatriotas.” Este foi o título mais curto que os editores conseguiram persuadi-lo a concordar com ele.
Weems recordou muitas histórias fantásticas sobre Washington, com especial ênfase na sua esmagadora fortitude moral e infalibilidade. A história da cerejeira é de particular importância, porque demonstra que Washington pode facilmente destruir as coisas, e simplesmente optar por não fazer. Segundo a Weems, “a visão dele, e aqueles benditos espíritos pareciam sentir novos elans “. Quando os anjos aprenderam a existência de George Washington, eles começaram a mudar a sua fidelidade aos seu menos poderoso líder, Deus. Curiosamente, Weems esperou até Washington morrer antes de publicar suas anedotas.

Seja como for, Washington era incapaz de mentir , então Mason Weems era certamente a sua exacta némesis, acreditar na recontagem dos feitos de Washington’s num documentário sobre a Guerra Civil Americana 1999 chamado Wild Wild West.

No entanto, as mentiras de Weems foram ensinadas em livros escolares americanos por mais de um século , provavelmente porque elas são muito mais atraente do que a verdadeira história de um homem que, por mais confiável, era um homem chato e pouco carismático que era mais alto que a maioria e muito bom a fazer a guerra. A história ainda hoje ressoa, ensinada as mentes impressionáveis dos nossos filhos através de meios confiáveis de como Rua Sesamo .

Porque é que essa treta dessa história sobrevive? Talvez porque a mensagem central ainda ressoa: “É muito mais fácil dizer a verdade quando você estiver segurando o machado.”

1.Benjamin Franklin, a regra do raio


A história:
Outro grande herói americano a quem muitos parecem atribuir mutante superpoderes é Benjamin Franklin, o cientista e estadista cujo invenções incluídos óculos bifocais, o cateter urinário e a liberdade. Ele estava particularmente interessado em electricidade, e confrontado com intenso cepticismo de seus colegas sobre sua teoria de que raio é electricidade, a lenda diz que ele conduziu um experimento para provar-lhes que eles estavam errado.

Franklin, foi a uma tempestade , e lançado um papagaio com um pára-raios no topo e um metal preso na corda. Quando a asa subiu ele lançou um raio ,até ela , a carga transmitida pela corda até a chave, deu um descarga e permitiu-lhe descobrir electricidade.


A verdade:
É certamente verdade que, Franklin propôs uma experiência com uma pipa (asa). Menos certo, porém, é que ele realmente tenha feito essa experiência e algumas fontes dizem que ele não fez.
Alguém lançou uma pipa na tempestade, e foi atingido por um raio.Há uma boa chance dessa pessoa ser totalmente destruído. Na verdade, toda na gente na vizinhança ia sofrer de síndrome de falta de cabelo.
Muitas pessoas acreditam hoje que a alteração da história de Franklin e do experimento com sua pipa cresceu na história revisionista do cartoon do Walt Disney Ben e Eu , não apenas como tendo voado a pipa em uma tempestade, mas também ter sido um completo idiota .

Nenhum comentário:

Postar um comentário