domingo, 28 de junho de 2009

ARTESANATO EM VIDRO


Dizem que o vidro surgiu no Egito, por volta de 3.600 anos. A primeira peça de vidro foi uma bola feita com um material que até então era usado como revestimento para objetos de cerâmica e, em seguida, foram feitos pequenos vasos e garrafas. Esse material, os objetos de vidro, bem como a técnica de produção, chegaram à China através de silk road, juntamente com a seda.

Por volta do século 4, surgiu pela primeira vez no Japão a bola de vidro, mas seus fragmentos existem desde a Era Yayoi, há 2 mil anos. No século 4, ainda não era possível no Japão a produção própria. Importava-se então da China, blocos de vidro coloridos, que eram transformados em bolas de vidro para fins ornamentais.Dizem que também no período Heian era um produto muito valorizado na corte imperial, assim como entre os nobres. Nos Períodos Kamakura e Muromachi foi utilizado em cerimônias nos templos budistas. Em 1549, chegou ao Japão o jesuíta português Francisco de Xavier e este presenteou o daimiô cristão Yoshitaka Ouchi (1507-1551) com um espelho de vidro e óculos para hipermetropia. Estes foram os primeiros objetos de vidro da Europa Moderna que chegaram ao Japão. Após isso, vários objetos de vidro foram importados por jesuítas portugueses.


Na Era Edo havia fabricações caseiras de vasilhas de vidro em Edo, Osaka e Nagasaki, expandindo posteriormente para Kagoshima, Saga, Fukuoka e Yamaguchi. O atual vidro lapidado de Satsuma teve como origem a fabricação de embalagens de vidro para medicamentos. Narioki Shimazu (1791-1859), senhor do feudo de Satsuma, construiu dentro do seu feudo um laboratório para fabricação de medicamentos e trouxe de Edo os artesão de vidro para fabricar recipientes. Posteriormente, já na geração de Nariakira Shimazu (1809-1858), teve sucesso em produzir vidro lapidado de coloração rubra, utilizando corante da mesma cor. Passou a produzir pratos, vasos, garrafas e até jubako (recipientes sobreponíveis para alimentos).

Dizem que no final da Era Edo, o número de seus operários passou de 100. No entanto, com a morte de Nariakira a produção do vidro lapidado de Satsuma decaiu rapidamente. Atualmente, se encontra recuperado e em plena atividade, sendo muito bem conceituado não só no Japão como no mundo inteiro. Em 1873 - Era Meiji, o governo instalou em Tóquio uma fábrica de vidro, começando uma produção em grande escala de vidraças, destinadas principalmente para a cnstrução civil. A utilização de vidro nas artes manuais iniciou-se com a exposição do trabalho de Toshichi Iwata, que se destacou aos olhos do público em uma exposição de arte promovida pelo Ministério da Educação no início da Era Showa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário