terça-feira, 21 de abril de 2009

Furões - Ferret


Antes de trazer um furão para casa, existem algumas coisas com as quais se deve preocupar antes, como o preparar a casa para que seja a prova de furões.

Como preparar a sua casa, como pô-la a prova de furões?

Como todo os proprietários de furões sabem, eles adoram meter-se em confusões. Se os furões vão estar numa gaiola quando você não estiver em casa, se vão estar livres durante o tempo todo, se vão ter um quarto próprio ou se eles andam pela casa toda - o primeiro objetivo e um lar a prova de furões. Os furões adoram meter-se em qualquer buraco pequeno, o que pode ser problemático se o buraco em questão for sob ou nos fundos de um refrigerador ou outro aparelho (com fios expostos, ventiladores, isolamentos e outros perigos), para dentro de uma parede ou para o exterior. Coloque-se de barriga no chão e procure por buracos perto do chão e abaixo de moveis, especialmente na cozinha e casa-de-banho. Tampas de ralos devem ser fixadas firmemente, pois são facilmente abertas pelos furões especialmente em apartamentos. Os furões podem abrir armários e gavetas, o que pode ser perigoso, dependendo do contem. Também tenha cuidado com aquecedores. Pode bloquear o acesso com madeira ou tela de arame, dependendo do caso. Para portas, pode usar tabuas de madeira ("barreira intransponível") ou uma placa de Plexiglas encaixada nos lados da porta. Sofás cama são extremamente perigosos, pois muitos furões já morreram esmagados nos mecanismos e molas internas. Estes moveis são difíceis de tornar seguros para furões a não ser que coloque os mesmos num ambiente onde o furão não tenham acesso. A seguir, veja a área onde o seu furão ficara a brincar. Remova todos os materiais esponjosos e tire os objetos frágeis do caminho. Tenha em mente que os furões podem chegar ao conteúdo dentro da lata do lixo, subir a terceira prateleira da estante, entrar na banheira ou na retrete (de onde eventualmente não conseguira sair), etc. Eles também tem facilidade em abrir armários e gavetas, abrir mochilas, usar gavetas como escadas para chegar à mesa ou pia da cozinha.

Perigos

Garrafas e produtos de limpeza, que alguns furões gostam de beber. Esponjas, borrachas, palmilhas de sapatos, plugues de ouvido, borracha esponjosa (como camadas antiderrapantes em tapetes, por exemplo), isopor, isolamentos da arca frigorífica, e qualquer outra coisa esponjosa ou de borracha. Os furões adoram mastigar este tipo de material e os bocados engolidos podem causar bloqueios intestinais. Por algum motivo, alguns furões gostam de comer sabão, neste caso terá que manter o sabão em lugar seguro. (Uma lambida não vai fazer mal, senão dar um pouco de diarréia, mas grandes quantidades podem ser um problema.). Comida para humanos também devera ser mantida fora de alcance, pois mesmo aquela que não e perigosa para furões pode fazer mal quando ingerida em grande quantidade. Tenha cuidado com banheiras com água, onde o seu furão se poderá afogar, e mantenha a retrete tapada pela mesma razão. Baldes com água, tinta etc., também podem causar afogamento e envenenamento, ou ser apenas virados. Papel higiênico e rolos de papel absorvente são problemáticos, pois os furões podem meter a cabeça nos rolos de cartolina e ficar presos e sufocar, e se você deixar os seus furões brincar com sacos plásticos, pode fazer um corte na base para evitar problemas. Alguns furões podem precisar de cuidados especiais; por exemplo, alguns gostam de comer papel, pano ou sacos plásticos, o que pode causar um bloqueio intestinal e causar a morte. Alguns furões gostam de mastigar fios elétricos ou plantas, e algumas plantas comuns são venenosas.

Proteger certos objetos em casa

Muitos furões adoram escavar no tapete, especialmente perto das portas fechadas. E muito difícil convencê-los a não fazê-lo. Melhor mesmo e tentar proteger o tapete com protetores de carpetes das lojas de escritórios. Pode ser que o furão se canse a escavar sem chegar a lugar nenhum, mas pode levar algum tempo ate chegar a esta conclusão. Tenha em mente que furões gostam de escavar nos vasos de plantas e possivelmente comer as folhas. Algumas espécies comuns são bem venenosas. Pode tentar proteger as plantas de serem tiradas da terra (mas não de serem comidas) com grandes pedras ou tela de metal sobre a terra. Dependendo da construção dos seus armários e gavetas e do grau de determinação dos seus furões, pode conseguir mantê-los fechados com fita adesiva, cordas de borracha, velcro, ganchinhos, etc. Algumas travas contra crianças também podem funcionar bem, mas outras são frágeis demais ou deixam abrir o suficiente para a entrada do furão. Se o seu furão arranhar a parte inferior do sofá para tentar entrar pelo tecido, tente remover os pés do sofá quando possível. Tecido grosso ou placa de Eucatex pregada na parte inferior também pode funcionar. Às vezes um furão tenta entrar no interior do sofá escavando entre as almofadas. Isto e bastante difícil de prevenir, mas algumas pessoas obtiveram sucesso fechando o acesso com panos ou pedaços de madeira, costurados, colados ou pregados no sofá. Pode também desistir e deixar livre o acesso ao interior, desde que exista alguma forma de evitar o contacto do furão com as molas e estofos do interior.

Estava procurando alguma foto sobre esses pequenos quando deparei com essa reportagem... Nossa, esse bicho deve dar trabalho!!! rs

Tive que colocar aqui, porque só lendo pra ter uma idéia!!! rs

Caso queira mais informações entre no site: http://furoes.bravehost.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário