segunda-feira, 23 de março de 2009

Falta de apetite: o que fazer quando o cão não quer comer?


A maioria dos cães vive esfomeada... Na hora da refeição, alguns vão tão esganados pro prato, que parecem que não comem há dias! O que muita gente não sabe é que essa “fome” constante está ligada a umas coisas lá do passado... No período de evolução dos cães, a comida nem sempre era farta, pelo contrário, costumava faltar. Por isso, o cachorro precisava aproveitar qualquer oportunidade de se alimentar e carrega este comportamento até hoje.
Agora, se o seu cão não faz parte dessa maioria, e você precisa implorar e até fazer malabarismos pra que ele se alimente, aí vão algumas dicas que podem ajudar a aumentar a vontade de comer do seu amigo.

Algum problema?

Antes de qualquer coisa, consulte um veterinário e certifique-se de que a falta de apetite não é causada por problemas de saúde.

Greve de fome

Parece piração, mas acredite: cães muito carentes podem não se alimentar só pra ganhar a atenção dos donos! E o proprietário, sem querer, acaba reforçando este comportamento fazendo exatamente o que o cachorro quer: dá carinho, conversa com ele e até oferece ração na mão pra fazê-lo comer.
A melhor maneira de resolver o problema é inibir este comportamento lentamente (sem deixar o cachorro passar fome, é claro!). Para isso, você pode lançar mão de várias táticas: oferecer uma ração mais gostosa, evitar falar com ele se não comer e elogiá-lo enquanto come, para estimulá-lo.

Santa competição!

Os cães são muito competitivos, também por conta de um comportamento herdado de seus ancestrais. Se naquele tempo, os cachorros não comessem ou demorassem muito pra devorar a refeição, poderiam perder a chance, passar um longo tempo sem se alimentar e conseqüentemente ficar em desvantagem. Logo, se você tem mais de um cachorro, se aproveite disso pra chamar a atenção do animal que não está nem aí pra comida.
A dica é: coloque as vasilhas de ração bem próximas. Assim quando o desinteressado perceber a vontade do outro em pegar o que é seu, irá engolir a comida.

Hora do rango!

Antes, era muito normal alimentar cães adultos apenas uma vez por dia. Hoje, já se sabe que eles devem comer pelo menos duas vezes por dia, o que ajuda a evitar problemas como gastrite e torção gástrica.
Alguns cães sentem mais fome em determinados horários ou comem compulsivamente quando enfrentam situações de estresse. Cachorros assim geralmente se alimentam só uma vez por dia e depois não querem mais saber de comida. Os donos ficam tão preocupados com essa atitude que acabam cometendo um erro clássico: aumentam a quantidade de ração na única refeição que o cão faz. O problema é que isso só piora a situação: o cachorro vai ficar empanturrado e continuará recusando a outra refeição... com razão!
Se você se enquadra nessa trupe, faça o contrário: diminua um pouco a quantidade de ração da primeira refeição do dia, para que na próxima o cão coma com mais apetite.

mais dicas: http://nososcachorros.blogspot.com/2009/01/quando-o-co-teve-hrnia-de-disco.html

2 comentários:

  1. Campanha "Cinomose aqui não!"

    Com o objetivo de combater a incidência da cinomose, doença altamente contagiosa que pode afetar cachorros de todas as raças e idades, a Merial realizará nos meses de abril e maio a campanha “Cinomose Aqui Não”. Neste período, 5% do total das doses vendidas das vacinas Recombitek® serão doadas à ong WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal.

    A campanha, a ser realizada em todo o Brasil, visa chamar a atenção de donos de cachorro sobre a necessidade da vacinação anual contra a cinomose, que ainda mata milhares de cachorros no país. Os veterinários são aliados importantes dessa campanha, ao esclarecerem os donos de cachorros sobre os riscos e a prevenção dessa grave doença, contribuindo para sua eliminação.

    Ao término da campanha, a WSPA Brasil irá encaminhar a vacina doada pela Merial a ongs afiliadas, que ficarão responsáveis por aplicá-la em milhares de cães de diversas regiões do país. “Além de desenvolvermos soluções como a campanha Cinomose Aqui Não, e outras para prevenção e cura de doenças, também promovemos ações que estimulam e viabilizam seu controle, repartindo esse compromisso com ongs atuantes na proteção animal”, afirma Leonardo Brandão, gerente de produto e relacionamento da área de companhia da Merial.

    Atualmente, estima-se que apenas 7 milhões de cachorros sejam vacinados todos os anos contra a cinomose, numa população estimada de 30 milhões de animais. A cinomose é uma doença grave e quase sempre fatal. Sua transmissão ocorre por meio do contato direto (secreções nasais e orais) entre os animais. Por isso, a melhor opção de combatê-la é a prevenção por meio de vacinação dos cachorros.

    A cinomose é popularmente conhecida como a doença que cai os quartos. Ela pode causar diarréia e vômito, corrimento nasal e ocular, febre, falta de apetite, tiques nervosos, convulsões e paralisias. Mais informações www.cinomose.com.br ou www.wspabrasil.org, ou 0800 888 7387 .

    ResponderExcluir
  2. minha cadelinha, esta com problemas intestinais nao quer comer e nem beber agua o que eu faço?

    ResponderExcluir