sábado, 28 de março de 2009

Dica criativa para eliminar as pulgas.



A reprodução das pulgas é espantosa. Por exemplo, com apenas dois casais de pulgas adultas colocadas num animal pelo período de 90 dias, ao final, já haverá mais de 2.500 formas jovens no ambiente e mais de 450 pulgas adultas alimentando-se a um só tempo e liberando novas pulgas, certamente ocorrerão novos surtos repentivos e aparentemente sem causa.

Quando você trata o animal para matar as pulgas adultas, controla-se apenas 5% de problema, porque 95% das pulgas estão no ambiente nas formas de ovo, larva e casulo.

O combate às pulgas é mais fácil quando os níveis de infestação no animal são baixos. Lembre-se que para cada pulga no animal, existem dezenas de descendentes em suas várias formas no ambiente.

Por isso, é importante que o proprietário do animal esteja atento e combata as pulgas antes de a situação tornar-se crítica. Os ovos e larvas infectantes permanecem livres principalmente nos ambientes úmidos e sombreados.

A desinfestação criteriosa no animal deve estar aliada à medidas drásticas de desinfecção ambiental. Existem, no mercado, alguns inseticidas eficazes, porém, deve-se tomar cuidado, pois normalmente trata-se de produtos tóxicos, que podem comprometer a saúde do animal e da família.

Os produtos podem ser para uso externo e interno.Porém, deve-se levar em consideração quatro fatores: eficácia; duração do efeito, ou seja, quanto tempo age o produto; segurança, cuidados ao aplica-lo, uma vez que pode causar intoxicação; praticidade que o produto oferece.

As pulgas em forma de pupa são resistentes aos inseticidas geralmente aplicados, por isso é importante, mesmo após o desaparecimento das formas adultas, continuar a tratar o hospedeiro e o ambiente periodicamente.

A temperatura baixa destrói um grande número de pulgas nas fases de ovos e larvas. No verão, com as condições ideais de temperatura e umidade, nessas fases elas morreriam no inverno, passam a se desenvolver até chegar à pulgas adultas.

O excesso de banhos para tentar o combate as pulgas poderá causar uma série de problemas á pele e ao pelo dos animais.O indicado para cães com pelagem abundante, como por exemplo os cockers spaniels, é um banho a cada três meses.Além de não permitir o enfraquecimento do pelo e nem tirar a resistência da pele, causando mal cheiro no animal, evita problemas de otite e complicações pulmonares.

A necessidade nos estimula a criatividade.Devido uma profunda alergia que os inseticidas causaram na minha cocker spaniel Tany, acabei descobrindo uma forma prática de elimina-las: `coloquei talco antipulgas no saco de aspirador de pó e aspirando todo o corpo dela, pode parecer incrível, mas não ficou uma pulga.Repeti o processo por 3 dias consecutivos, e resolvi o problema de uma maneira rápida e sem efeitos colaterais`, embora mantendo sempre os cuidados para impedir a reinfestação.

Fonte: http://ecoviagem.uol.com.br

2 comentários:

  1. os cachorros são uns gênios e pensam como ser humano.pois até as palavras e dicas do blog, são idênticas as da vininha de carvalho. viu já sabem ate colar o blog alheio.

    ainda tem gente que duvida da inteligência dos cães!!!!!!!!!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Daniele,

    pedimos desculpas pelo erro.
    Este blog tem a intenção de divulgar as coisas e não "roubar" nada.
    Sim, esqueci de colocar a fonte, mas já coloquei.
    Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir