sábado, 28 de março de 2009

Chocolate: um perigo para os cachorros.

Guloseima pode causar intoxicação nos cães
Agência Estado O coelho da Páscoa não é o melhor amigo do cão. Nesse período, quando os lares se enchem de guloseimas, é freqüente a ocorrência de animais com problemas intestinais graves. O chocolate, feito à base de cacau, contém as substâncias teobromina e cafeína, elementos que podem causar intoxicação, convulsões e até a morte do bicho.

O veterinário Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, explica que muita gente desconhece os problemas que o doce pode desencadear. "Há uma preocupação com venenos, materiais de limpeza e objetos que podem ser engolidos, mas alguns alimentos que parecem comuns também podem causar disfunções nos animais."

Para a advogada Dulce Pontes Lima, 50 anos, descobrir que chocolate é prejudicial para bichos foi uma surpresa. Tota, seu dachshund de 1 ano e meio, recebia todas as manhãs uma pequena porção de achocolatado em pó misturado ao leite. "Como ele não gosta muito de ração e nem de comer, eu fazia de tudo para que se alimentasse, mas não sabia que o doce poderia fazer mal. Quando ele teve a intoxicação alimentar, o veterinário me explicou que a causa era o chocolate. Agora, só ração", garante Dulce.

Além da intoxicação alimentar, o chocolate pode provocar hiperatividade, respiração pesada, aceleração dos batimentos cardíacos, tremores e convulsões. Os problemas mais discretos no animal ocorrem a partir da ingestão de 20 mg de tebromina por quilo. Menos de 30 g de chocolate ao leite pode conter de 44 a 58 mg de teobromina. E a mesma quantidade de chocolate amargo pode conter mais de dez vezes a mais da substância.

2 comentários:

  1. A mim não me faz mal, podes mandar para cá!

    ResponderExcluir
  2. Kakaka tu é demais mulher!!!
    Saibas que concerteza irias amar os chocolates daqui!!!
    São deliciosos!!!

    ResponderExcluir